Como clarear os dentes naturalmente

Sem dúvidas, um sorrido bonito começa com uma pessoa feliz por trás e, claro, com dentes brancos. No entanto, tratamentos dentais podem ser bem caros e agressivos e é por isso que nada melhor do que saber como clarear os dentes naturalmente!

O que acontece é que algumas pessoas fazem certas loucuras para conseguir clarear os dentes e nem sempre conseguem um bom resultado.

O fato é que o mercado oferece uma grande variedade de opções de clareadores. No entanto, nem todos são naturais e alguns, por serem químicos, acabam agredindo os dentes e deixando-os sensíveis.

O que muita gente sequer imagina é que é completamente possível usar substâncias naturais para conseguir um clareamento dental eficaz. Além disso, existem medidas que podem ajudar a evitar o amarelamento dental.

Isso mesmo, a natureza oferece inúmeros ingredientes que podem ajudar a clarear os dentes, remover as manchas e deixar o sorriso ainda mais bonito.

A primeira coisa que precisa ser explicada é que os dentes são formados pelo esmalte, a dentina e a polpa.

A dentina é a parte que fica protegida pelo esmalte dos dentes e é também a parte que contém os nervos. Dentro dela fica a polpa do dente, onde ficam os vasos sanguíneos e o cimento que recobre a raiz.

Alguns alimentos, bem como bebidas, levam os dentes a ficarem amarelados e mancham os dentes com o tempo.

Fissuras ou fraturas nos dentes ainda podem acabar comprometendo sua cor mais ainda, tornando o sorriso amarelo.

Então, o que você precisa é saber como clarear os dentes naturalmente e reconquistar um sorriso lindo e branco. Vamos descobrir como?!

Como clarear os dentes naturalmente

Escovando os dentes com frequência

A escovação é um processo muito importante para a higiene e saúde bucal. Escovar os dentes ajuda a prevenir a placa bacteriana, as cáries, o mau-hálito, a remineralização, bem como doenças periodontais e bucais.

Vale lembrar que a pasta de dente é muito importante nesse processo.

Além de tudo isso, ela também ajuda a evitar que os dentes fiquem amarelados. Por isso ela é de fundamental importância na vida de todos.

O ideal é escovar os dentes no mínimo três vezes por dia, sendo uma ao acordar, outra antes de dormir e também sempre depois das refeições, pelo menos as principais.

Isso vale especialmente para depois do consumo de alimentos com pigmentos fortes, que podem amarelar ou manchar os dentes, tais como café, vinho, chocolate, sucos artificiais e outros.

Por que os dentes amarelam e escurecem?

Pois bem, a verdade é que existem muitos fatores que podem levar os dentes a ficarem amarelados ou escurecidos. Conhecê-las é importante também para ajudar na prevenção do problema.

Então, vamos descobrir por que os dentes amarelam:

  • Genérica: a cor dos dentes varia de uma pessoa para outra. Alguns nunca chegarão a um tom de branco, pois os dentes possuem naturalmente um tom mais acinzentado, por exemplo.
  • Comidas e bebidas: certos alimentos e bebidas podem amarelar e causar manchas nos dentes, visto que eles são porosos. Dentre eles, podemos citar o chá verde, vinho tinto, refrescos e refrigerantes. O mesmo vale para o caroteno, presente no tomate e na cenoura, entre muitos outros.
  • Medicamentos: certos antibióticos podem causar alterações na formação dos dentes, fazendo com que cresçam com uma cor amarronzada.
  • Tempo: sem dúvidas, o envelhecimento vai levando os dentes a ficarem amarelados, visto que são expostos a uma variedade de situações que provocam mudanças.

A higiene bucal, no entanto, é sempre a melhor alternativa para uma boca saudável e um sorriso mais bonito.

whitemax

Clareador dental Whitemax

Para quem não conhece, o Whitemax é um poderoso clareador dental, composto por ingredientes naturais, especialmente o carvão ativado extraído da casca do coco.

Com isso, ele vai ajudar a clarear os dentes e ainda melhorar a saúde da bucal de uma forma geral.

O carvão ativado utilizado na fórmula de Whitemax atua removendo as manchas, a placa bacteriana e também as toxinas presentes na superfície dos dentes.

Tudo isso é feito através de um processo que somente o Whitemax proporciona, chamado adsorção. Nele, carvão ativado se junta às partículas de resíduos, para que possam ser eliminadas.

O pó de Whitemax é extremamente fino, sendo muito seguro no uso, possibilitando que ele seja utilizado diariamente sem qualquer problema.

Muito pelo contrário, Whitemax contém também a argila branca, que é um ingrediente natural que estimula a remineralização dos dentes, tornando a boca alcalina. Isso ajuda a fortalecer os dentes!

Por fim, Whitemax contém também o óleo essencial de semente de laranja, que é excelente para ajudar na limpeza bucal.

Sem dúvidas, esse produto é muito completo e benéfico para quem o utiliza.

O melhor de tudo é que com Whitemax você simplesmente não precisa parar de consumir os alimentos e bebidas que contribuem para o amarelamento, pois ele age apesar disso.

Clareamento artificial

Dentre as opções de clareamentos dentais artificiais, as principais são aquelas realizadas em consultório odontológico ou com o acompanhamento de um dentista.

Normalmente, esse tipo de procedimento realizado pelo dentista em um consultório é mais indicado para quem precisa e um resultado rápido.

Nesses casos, o profissional vai aplicar algum tipo de gel clareador e emprega a técnica mais adequada para cada caso, podendo gerar a reação com laser ou LED.

Veja as principais opções de técnicas de clareamento artificial:

  • Clareamento à laser: esse tipo de clareamento é bastante conhecido, oferecendo resultados rapidamente. Vale lembrar que o laser é menos agressivo aos dentes, causando menor sensibilidade. Dependendo do nível de amarelamento e manchas, podem ser necessárias até 4 sessões.
  • Clareamento com LED: esse tipo de clareamento é bem semelhante ao anterior e a luz LED é utilizada para intensificar o gel clareador.
  • Clareamento convencional: nesse tipo, o gel age sozinho, sem ser intensificado por luz LED ou laser. Os resultados também são bons, mas o tempo de aplicação do gel é maior, embora a técnica seja menos agressiva.
  • Clareamento em casa: nesse caso, o dentista irá desenvolver uma moldeira de silicone no formato dos dentes. A aplicação do gel pode ser feita em casa, diariamente, pelo tempo recomendado pelo dentista, que pode ser de até 15 dias. Depois o paciente volta para fazer a revisão.

O fato é que, não importa qual seja a opção de clareamento artificial escolhido, é sempre preciso parar de consumir os alimentos e bebidas que causam manchas.

Além disso, é bem possível que você sinta sensibilidade nos dentes, visto que esses tratamentos são mais agressivos.

clareamento dental

Soluções caseiras

A verdade é que não faltam opções caseiras para quem deseja clarear os dentes naturalmente e um sorriso mais branquinho.

Então, veja as opções a seguir, escolha uma delas e aplique nos seus dentes agora mesmo para ter bons resultados. Veja:

  • Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio possui poder de abrasão, podendo clarear a tonalidade dos dentes. Para isso, no entanto, a dica é potencializa-lo com suco de limão.

Então, faça uma misturinha de 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e acrescente suco de limão recém espremido até que forme uma pasta.

Seque os dentes com a ajuda de um lenço e depois aplique a pasta recém feita. Escove os dentes com a pasta, fazendo movimentos circulares por cerca de 2 minutos. Enxague a boca e pronto!

  • Casca de laranja

Tanto as cascas da laranja como do limão podem ser utilizadas para clarear os dentes naturalmente. Para obter esse resultado, basta esfregar as cascas nos dentes.

No entanto, o mais importante é sempre é enxaguar bem a boca depois da aplicação, para evitar que o acido tenha efeitos negativos na mucosa.

  • Vinagre de maçã

Muita gente não sabe, mas o vinagre de maçã pode ajudar também a clarear os dentes e remover manchas que são causadas por cigarros e café. Além disso, ele ainda atua no bem estar e saúde das gengivas.

No entanto, o alerta é que ele pode acabar causando danos para o esmalte dos dentes, então, depois de usar é sempre imprescindível enxaguar a boca com água.

  • Evitar alimentos escuros

Evitar os alimentos mais escuros, que causam manchas nos dentes, é uma excelente forma de evitar que eles fiquem pigmentados. Se você simplesmente parar de consumir alimentos que mancham e manter uma boa higiene, é bem possível que o amarelado possa reduzir um pouco.

No entanto, para deixar os dentes brancos novamente será preciso realmente fazer algum tipo de clareamento desses citados aqui.

Então pronto, agora você já sabe como clarear os dentes naturalmente e quais são as melhores alternativas para ter um sorriso lindo e brilhante. Aproveite essas dicas e boa sorte!

Leave a Reply