Como tirar olheiras

4.9 (97.27%) 22 vote[s]

Embora sejam um problema muito comum, as olheiras podem causar um grande incomodo em quem as possui. Justamente por isso que surge a dúvida de como tirar olheiras.

Pois bem, o que você precisa saber é que as olheiras acontecem primordialmente por causa de dois motivos. O primeiro deles é o acumulo de melanina na região. O segundo motivo é a maior dilatação dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos.

De uma forma geral, o problema é associado com uma noite de sono mal dormida e também com o choro.

O fato inegável é que elas dão a impressão de um rosto cansado e com pouco descanso. No entanto, a verdade é que muitas vezes a olheira pode acontecer por questões genéticas.

Pois bem, a verdade é que não importa qual seja a situação, as olheiras têm tratamento e você pode tomar algumas atitudes para suavizar a sua aparência e ainda acabar com o problema.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre como tirar olheiras. Vamos lá?!

como tirar olheiras

Opções de tratamento caseiro

Talvez você não saiba como tirar olheiras, mas a verdade é que na maioria dos casos, os tratamentos caseiros podem ser muito eficientes, além de serem simples.

Isso mesmo, com ingredientes que você tem em casa mesmo você pode reduzir as olheiras e melhorar o aspecto do rosto.

No entanto, claro, existem ainda tratamentos estéticos, como peeling com ácido e laser. Porém, se for possível tratar em casa mesmo e com ingredientes menos agressivos, melhor, não é mesmo?

Antes de falar sobre os tratamentos caseiros para tirar olheira, é importante lembrar que esse problema aparece normalmente depois de noites de sono ruim, depois de muito tempo chorando ou quando se está muito cansado.

Nesses casos, os tratamentos caseiros costumam apresentar um bom resultado.

Já no caso das olheiras mais profundas e escuras, possivelmente será preciso recorrer a um tratamento profissional mais especializado, que deve ser realizado por um médico ou especialista.

Dito isso, vamos conhecer as melhores opções de tratamentos caseiros para tirar olheiras:

  • Colocar rodelas de batata fria ou rodelas de pepino

Muito comum nos filmes quando vemos uma cena de spa, colocar rodelas de pepinos nos olhos pode realmente ajudar a minimizar as olheiras, especialmente depois de uma noitada ou de um dia cansativo.

Primeiramente, a ação e benéfica porque o pepino possui muita água, garantindo uma boa hidratação para a pele. Além disso, ele possui propriedades que atuam diminuindo irritações e também os inchaços.

Mais do que isso, uma temperatura inferior à do corpo humano faz com que o pepino ou a batata atuem diminuindo a temperatura ao redor dos olhos. Isso faz com que a pele “encolha” e fique mais lisinha.

Para isso, é importante que as rodelas de pepino ou batata estejam geladinhas. Depois, coloque-as sobe os olhos e deixe-as repousar por cerca de 15 minutos.

  • Colocar um pedaço de papel alumínio gelado sobre a olheira

Essa técnica faz uso da mesma lógica utilizada na batata e no pepino, de que algo gelado sobre os olhos ajuda a contrair os vasos da pele e suavizar o aspecto da olheira.

No entanto, diferentemente do pepino, por exemplo, o papel alumínio não irá oferecer propriedades benéficas, como a hidratação e a ação calmante, por exemplo.

  • Aplicar uma compressa fria de chá de camomila

A camomila é muito famosa por seu poder calmante e ela funciona tanto quando o chá é tomado quanto quando é aplicado na pele, por exemplo.

Para isso, prepare um chá de camomila e deixe-o esfriar. Depois, aplique sobre os olhos com algodões, deixando agir por cerca de 5 minutos.

Além de atuar diminuindo a dilatação dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos, a camomila ainda vai ajudar a clarear a pele da região.

  • Passar uma pedra de gelo durante 10 segundos

Como já foi explicado, o frio leva à contração dos vasos sanguíneos que estão ao redor dos olhos. Por isso, a aplicação de gelo irá contribuir para que se contraiam diminuindo o aspecto e a coloração das olheiras.

Vale lembrar, porém, que o gelo só deve ser aplicado por 10 segundos e depois retirado, para evitar irritação na pele. No entanto, o procedimento pode ser repetido até 3 vezes ao acordar.

Uma outra excelente dica é aplicar o gelo antes de se maquiar, pois ajuda a melhorar o acabamento da pele.

Tratamentos estéticos especializados

Pois bem, o que não faltam são opções para quem quer saber como tirar olheiras. O fato é que além dos tratamentos caseiros, temos também uma grande variedade de tratamentos estéticos especializados que podem ser utilizados para combater esse problema.

Então, vamos conhecer algumas opções para quem quer saber como tirar olheiras:

  • Cremes para olheiras

Obviamente, esse tipo de creme deve ser prescrito por um médico dermatologista. Sua função é auxiliar na redução dos vasos sanguíneos da região dos olhos, bem como descongestioná-la e clarear a pele.

Normalmente os cremes para tirar olheiras são aplicados à noite, antes de dormir, sempre realizando movimentos circulares durante a aplicação, respeitando o sentido de fora para dentro até que ele seja absorvido por completo.

  • Peeling com ácido

Para esse tipo de procedimento pode ser utilizado do ácido retinoico ou o ácido glicóico. Ambos são muito poderosos para esse tipo de tratamento estético, que oferece resultados excelentes para quem os utiliza.

O tratamento de peeling com ácido é mais indicado para aquelas pessoas que possuem a olheira genética, que normalmente são bem marcadas e escuras.

  • Laser

O laser é outra excelente opção de tratamento para tirar olheiras. No entanto, ele só pode ser realizado por um dermatologista ou por um profissional especializado.

Com ele é possível eliminar uma grande parte da olheira, sendo possível até eliminar o problema por completo em alguns casos.

O fato é que não importa qual seja o tipo de tratamento escolhido para combater as olheiras, um médico deve sempre ser consultado para que seja possível realizar um procedimento seguro e eficaz.

Além disso, quando as olheiras são de origem genética, é bem possível que não sejam completamente eliminadas. No entanto, podem ser bastante suavizadas com a aplicação desses tratamentos.

Como tirar olheiras com maquiagem

Primeiramente, vale lembrar que a maquiagem não é considerada um tratamento para as olheiras. O que ela faz é disfarçar e cobrir as olheiras, eliminando a aparência de cansaço do rosto.

No entanto, sem dúvidas ela é uma das melhores alternativas para quando se teve uma noite mal dormida e não se quer aparentar cansaço.

Para quem quer saber como tirar olheiras com a maquiagem, saiba que será necessário usar um bom corretivo. Esse produto pode ser colorido ou ainda um tom mais claro que a pele.

Para usar o corretivo da forma certa, aplique o produto nas olheiras em pequena quantidade e vá batendo com o pincel até espalhar ele na região. Depois, pode finalizar a sua maquiagem como de costume.

Já no caso das olheiras mais escuras, a dica é apostar em um corretivo amarelo. Já no caso das olheiras avermelhadas, o ideal é um corretivo verde, já as olheiras amarelas devem ser tiradas com um corretivo lilás.

Como tirar olheiras causadas por choro

Uma boa dica para a retirada das olheiras causada por um tempo de choro é a realização de uma drenagem linfática facial. Isso ajuda tanto a clarear a cor das olheiras, como também a reduzir o inchaço, que é comum nessa situação.

Pronto, agora você já sabe como tirar olheiras, os melhores tratamentos caseiros, bem como as melhores opções estéticas para resolver o problema. Aproveite essas dicas e boa sorte!!

Leave a Reply