Dor nas costas o que pode ser, causas, Sintomas e Tratamentos

4.9 (97.39%) 46 votes

Sem dúvidas, os principais motivos de dores nas costas têm relação com problemas na coluna, bem como pedras nos rins ou pneumonia. No entanto, para que seja possível diferenciar a causa, é importante observar os sintomas e também a região de onde provém a dor.

O fato é que uma dor nas costas pode ter diversas origens, mas a grande maioria delas é muscular mesmo, aparecendo por causa de má postura, cansaço ou levantamento indevido de alguma carga.

Nesse caso, o problema pode ser simplesmente resolvido com compressas quentes e alongamentos, que irão ajudar a tirar a tensão do músculo.

dor-nas-costas-o-que-pode-serPor outro lado, quando a dor surge de repente, se ela é muito forte ou se vem acompanhada de outros sintomas como febre ou dificuldade de movimentação, é sinal de alerta.

Nesse caso, o melhor a fazer é sempre procurar um médico e seguir suas indicações de exames e tratamento, evitando que o problema se complique por falta de acompanhamento profissional.

Dor nas costas o que pode ser?

Como já foi dito anteriormente, a dor nas costas pode ter várias causas, sendo que elas podem ser muito variadas. A segui, vamos conhecer quais são os principais motivos para dor nas costas:

  • Dor nas costas do lado esquerdo ou direito

Essa dor normalmente se apresenta como se fosse um peso e deve ser proveniente de uma lesão muscular. Isso pode ocorrer principalmente depois de ir à academia, por exemplo.

Mais do que isso, esse tipo de dor nas costas ainda pode ocorrer em pessoas com profissões que exigem mais das costas, tais como dentista, jardineiro e outros.

Para aliviar, o mais indicado é colocar compressas mornas na região dolorida por cerca de 15 minutos. Faça isso duas vezes ao dia pela duração de 3 a 4 dias.

Se for o caso de uma dor mais intensa ou persistente, pode-se usar pomadas com ação anti-inflamatória.

  • Dor nas costas ao respirar

Esse tipo de dor pode estar relacionada ao pulmão, especialmente quando há falta de ar. Isso vale principalmente em casos de ocorrência de doença respiratória recente.

Para aliviar, é indicado fazer compressa morna na região. No entanto, o tratamento mesmo deve ser prescrito por um pneumologista, especialmente se houverem outros sintomas associados, tais como catarro, febre e outros.

  • Dor nos rins e nas costas

Normalmente esse problema é resultante de cólica renal, que possivelmente indica a presença de cálculos renais. De fato, essa é uma dor muito severa, que pode impedir até a movimentação do paciente, não sendo possível se mexer ou caminhar, por exemplo.

Para o tratamento, o mais indicado é ir até um pronto socorro para proceder com o tratamento e receber medicação para alívio da dor.

  • Dor nas costas que irradia para as pernas

Essa dor é possivelmente causada pelo nervo ciático, que se localiza na região ao final da coluna, perto das nádegas. Esse tipo de dor normalmente se apresenta como uma pontada acompanhada de sensação de formigamento ou então uma dificuldade de caminhar ou ficar sentado.

O mais recomendado nesse caso é buscar a ajuda de um ortopedista, para que solicite mais exames e diagnostique o problema adequadamente. Somente assim o tratamento pode ser indicado.

  • Dor nas costas com sensação de aperto no peito

Se há uma piora da dor ou sensação de mal-estar sempre quando um esforço é realizado, essa dor pode ser um sinal de infarto. Isso se aplica especialmente para quando o indivíduo está acima do peso, está com colesterol alto ou sofre de hipertensão.

O mais correto nessa situação é chamas a ajuda médica, ligando para o número 192 do atendimento de emergência o quanto antes.

  • Dor no centro das costas

Esse tipo de localização de dor normalmente indica um problema de coluna ou uma contratura muscular, podendo ser também uma hérnia de disco, que afeta pacientes com mais de 45 anos de idade.

É comum, nessa situação, que a dor piore quando o paciente está já muito tempo na mesma posição ou quanto levanta. A mesma pode ainda irradiar para as costelas, para os lados e também para as pernas e glúteos.

A indicação nesse caso é realizar a aplicação de compressas quentes e evitar manter-se na mesma posição por muito tempo. Mais do que isso, deve-se procurar um ortopedista, que irá solicitar exames de imagem para identificar o problema e recomendar o tratamento adequado, que pode inclui fisioterapia.

  • Dor na parte superior das costas

Esse caso pode ser causado por uma contratura muscular por cansaço, atividade física em excesso ou tensão. Normalmente, é acompanhada também de uma dor no pescoço.

O indicado nessa situação é realizar atividades de alongamento, que podem ajudar a esticar a musculatura e promover o relaxamento dos mesmos. Manter-se em uma posição confortável e realizar movimentos lentos com a cabeça para todos os lados pode ser de muita ajuda na descontração dos músculos.

 Mais do que todas essas causas, é comum que grávidas também passem por problemas de dores nas costas, principalmente no fim da gestação, visto que a sobrecarga da coluna se torna maior.

Dicas importantes para aliviar a dor nas costas

dor-de-colunaObviamente que o alívio da dor vai depender da causa da mesma, afinal, ela pode ter diversas origens. No entanto, existem maneiras de ajudar a aliviar o problema. Veja como:

  • Repouso: deitar-se de costas em um colchão duro ou no chão mesmo, por cerca de 30 minutos todos os dias pode ajudar a aliviar e relaxar tensões.
  • Compressas mornas: fazer compressas mornas na área afetada por 15 minuto. O processo pode ser feito 2 vezes por dia e você também pode acrescentar óleo essencial de alecrim para melhorar o resultado.
  • Massoterapia: uma massagem no local afetado pode ajudar a aliviar as tensões. Vale lembrar que ela pode ser feita com algum óleo morno e sem forçar muito o local.
  • Pilates: esse é um tipo de atividade que ajuda a fortalecer a musculatura da região abdominal e costas, auxiliando no combate da dor.
  • Homeopatia: remédios homeopáticos podem ajudar a tratar inflamações nos tecidos, reduzindo a dor nas costas.

Mais do que isso, é sempre importante adotar algumas ações benéficas, como manter uma boa postura diariamente, praticar atividade física com regularidade e alonga-se com frequência.

Fazer atividades como musculação ainda pode ajudar a fortalecer a musculatura, agindo de forma a prevenir dores e tensões e melhorando a postura.

Quando procurar um médico

Quando a dor nas costas e muito forte ou aparece de maneira repentina, o melhor a fazer é procurar um médico. Isso cale especialmente quando a dor vem acompanhada de algum outro sintoma, como falta de ar, enjoos e outros.

Nessa situação, consulte um clinico geral para que ele possa pedir exames e identificar corretamente as causas do problema. Assim é possível determinar o tratamento mais adequado, que pode incluir desde o uso de analgésicos, até medicamentos anti-inflamatórios ou recomendação de cirurgia ou fisioterapia.

Não esqueça de, durante a consulta, explicar com detalhes os sintomas, como é a dor quando ela apareceu, como se apresenta, a intensidade da mesma e também o que você já fez até o momento para tentar aliviar.

Também pode ser útil falar se você é sedentário, em que trabalha e etc. São detalhes que irão ajudar a determinar a possível causa do problema.

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa saber dor nas costas o que pode ser, as causas e os possíveis tratamentos. Aproveite essas informações e boa sorte!

Leave a Reply