Período fértil é antes ou depois da menstruação

4.8 (96.44%) 45 votes

O período fértil pode ser identificado através dos dias da menstruação ou também pelos sintomas apresentados pela mulher nesse determinado período do mês. No entanto, o que a maioria das mulheres não sabe exatamente é se o período fértil é antes ou depois da menstruação.

Vale lembrar ainda que o período fértil dura cerca de 6 dias e acontece todos os meses, fazendo parte do ciclo menstrual, até a menopausa.

O fato é que saber exatamente quando é o período fértil é de extrema importância não só para quem está tentando engravidar como também para quem está tentando evitar uma gestação.

período-fertil-femininoIsso porque é durante o período fértil que o sistema reprodutor disponibiliza os óvulos para fecundação. Assim, as chances de engravidar são maiores.

Por sua vez, uma mulher que não deseja engravidar, deve fazer uso de métodos contraceptivos, que podem ser variados, desde os de barreira, até os hormonais.

Então, se você está interessada no assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o período fértil. Vamos lá?!

Mas afinal, o período fértil é antes ou depois da menstruação?

Pois bem, quando a mulher tem um ciclo regulado, ele tem a duração de 28 dias. Nesse caso, o período fértil se inicia no 11º do ciclo e perdura até o 17º dia do mesmo, contando a partir do primeiro dia da menstruação.

Um bom exemplo é o seguinte: se ó primeiro dia do ciclo do período menstrual teve início no 1º dia do mês, o período fértil irá se iniciar no dia 11 e vai durar até o dia 17.

Na verdade, o mais correto é dizer que dia fértil é o 14º dia do ciclo. Então, o período fértil se estende por até 3 dias antes de 3 dias depois, bem no meio do ciclo.

Dessa forma, podemos dizer que o período fértil é depois da menstruação, visto que a contagem inicia-se no primeiro dia da menstruação que o antecede.

Quais são os sintomas do período fértil?

aumento de apetite sexualUm dos principais sintomas do período fértil, e que pode mais facilmente ser identificado, é a secreção vaginal.

No entanto, existem alguns outros que podem ser percebidos quando ocorre a liberação do óvulo pelo ovário e chega até as trompas para esperar pela fecundação de um espermatozoide.

Algumas delas que podemos citar são as seguintes:

  • Secreção vaginal

Uma secreção vaginal transparente é um dos primeiros sinais de que o período fértil e a ovulação estão chegando. É justamente nessa fase que o hormônio estradiol é liberado, fazendo com que o organismo produza uma maior quantidade de líquido.

Isso funciona como um mecanismo de lubrificação, que ajuda o espermatozoide a se locomover pelo canal vaginal.

Vale lembrar que essa secreção possui o mesmo aspecto de uma clara de ovo crua, incluindo a consistência.

  • Aumento discreto de temperatura

Os folículos atuam liberando os óvulos e isso aumenta também a quantidade de um hormônio que se chama progesterona. Esse hormônio é o responsável pelo aumento da temperatura corporal em 0,3 a 0,8ºC.

Para isso, basta medir essa temperatura logo ao acordar, sem levantar da cama.

  • Surgimento de acne

A acne é um dos sinais que podem ser mais facilmente percebidos quando o assunto é o período fértil. A pele tende a ficar mais oleosa nessa época e, com isso, surgem cravos e espinhas.

Isso pode acontecer até mesmo com que não é mais uma adolescente.

  • Aumento do apetite sexual

Isso ocorre por causa da elevação dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente tenha mais desejo sexual e a libido em alta.

  • Dor na região no baixo ventre

Quando todos esses sintomas chegam ao seu auge, algumas mulheres podem sentir um tipo de cólica intermitente, ou seja, que aparece e desaparece ao longo do dia.

Embora isso ocorra com algumas mulheres, não é uma regra e a maioria não sente essa sensação de dor.

  • Instabilidade emocional e irritabilidade

Pode ocorrer com algumas mulheres de sentirem seu humor um tanto instável e isso também ocorre por causa da variação hormonal que o organismo sofre. Então, isso também pode ser um sintoma de período fértil.

É importante ressaltar que quando o muco se torna mais transparente e fluido, os espermatozoides conseguem chegar ao óvulo mais facilmente.

Já o aumento da temperatura corporal ocorre pelo esforço realizado pelo seu organismo para se preparar para o processo de fecundação. Os demais sintomas, por sua vez, fazem com que a mulher se sinta mais atraente e receptiva para a relação.

O organismo funciona como uma máquina com engrenagens perfeitas, na qual tudo funciona para um objetivo comum.

Para quem não sabe bem como calcular o seu período fértil, saiba que na internet existem muitas opções de calculadora de período fértil que podem ser utilizadas.

No entanto, elas dependem, claro, dos dados que você fornece. Então, anote o dia da sua menstruação, acompanhe o seu ciclo para saber se ele é regular e passe a observar os sinais do seu corpo. Assim fica mais fácil saber quando o período fértil ocorre.

Pronto, agora você já sabe se o período fértil é antes ou depois da menstruação, seus sintomas e como identifica-lo. Boa sorte!

Leave a Reply