10 Testes Caseiros de Gravidez para você experimentar!

Teste caseiro de gravidez

4.8 (95.38%) 26 votes

teste-caseiro-de-gravidezTeste caseiro de gravidez

Desde que o mundo é mundo, qualquer mulher que tenha relações sexuais desprotegida corre risco de engravidar. O problema é quando a gravidez é indesejada e se quer ir ao ginecologista para confirmá-la. Mas, será que tem alguma forma caseira de se saber se está grávida?

A resposta é SIM! É possível recorrer à testes caseiros de gravidez, muito usados, por sinal.

Pois é, saiba que se sua menstruação atrasar, se tiver relações sexuais desprotegidas ou falhas nos métodos contraceptivos, é possível, sim, recorrer ao teste de gravidez caseiro, sem dúvida, a forma mais prática (e discreta) de conferir se você está grávida.

Sem dúvida, as vantagens de se apostar em testes caseiros são muitas, desde a praticidade, até o fato de não precisar passar por possíveis constrangimentos caso o resultado dê positivo, contra sua vontade…então, justamente, para evitar isso e mais ter que se submeter a exames de sangue ou urina, sem necessidade, aprenda como fazer, em casa, testes comprovadamente, eficazes, de gravidez.

E saiba que são muitas as opções de testes caseiros, por isso, resolvemos mostrar aqui os mais populares. Confira.

Teste de Farmácia

Sem dúvida, dentre todos os testes caseiros, o de farmácia é o mais confiável, pois são feitos com substâncias que medem o nível hormonal na urina feminina, de uma forma confiável e, o principal, sem causar danos à saúde da mulher.

Os testes variam muito de preço, tato que podem custar de R$ 3,00 a R$ 90,00, em caso de digitais reutilizáveis.

As marcas mais confiáveis são as seguintes:

  • Confirme (caneta ou tira);
  • Clear Blue (caneta ou tira);
  • Confira (tira);
  • Maxtest (caneta ou tira);
  • Uni test Plus (tira).

Porém, vale ressaltar que, embora sejam os testes mais eficazes, portanto, confiáveis, eles não estão livre de erros, na verdade,

a média de eficácia é de 99%, ou seja, a chance de erro é mínima…mas existe!

É importante tomar o cuidado de fazer, pelo menos, após 4 dias do atraso menstrual, já que, em caso positivo, o hormônio precisa de algum tempo para aparecer na urina e ser detectado pelos testes, e antes de quatro dias, tem mais chances de haver erros.

O teste de farmácia é bem simples de fazer, basta seguir as intrusções da bula.

Mas atenção, é preciso ficar bem atenta, pois o teste de gravidez negativo contém só uma marcação, um risco, enquanto o positivo, deve ter duas marcas fortes.

Na hora do nervoso, embora a coisa seja simples, muita mulher acaba ficando super confusa, mas é preciso ficar bem atenta, já que a tira de alguns testes as vezes aparece bem clarinha, o que é super normal, para ter certeza da gravidez é preciso que o segundo risco esteja bem forte e acentuado.

Por causa desse detalhe, muitas mulheres acabam fazendo vários testes de gravidez para garantir.

E, claro, não subestime os sintomas, se persistirem, mesmo com o teste dando negativo, o mais garantido é procurar logo um médico.

Teste da Fervura

teste-de-fervuraCom certeza, sua avó ou bisavó já deve ter feito esse teste, ele é bem antigo e super popular. O teste é bem fácil de fazer pode ser realizado com utensílios que, com certeza, você deve ter em casa. Para realizar esse teste você vai precisar de:

  • Urina
  • Uma embalagem ou panela de alumínio
  • Fogão

Colete a primeira urina do dia e coloque numa panela ou recipiente de alumínio, deixe ferver.

Caso a urina forme uma nata e borbulhe como leite, então, o teste é tido como positivo para gravidez.

Mas, por outro lado, se a urina continuar límpida e ferver como água, o teste deu negativo.

A explicação está no fato de que quando se forma a nata, isso significa que há presença de hormônio da gravidez na urina.

Mas, atenção, o problema desse teste de gravidez caseiro é que a urina é composta por vários elementos químicos que fervem em temperaturas diferentes. Portanto, a chance de dar positivo é muito alta, e isso não tem relação alguma com gravidez, já que esse teste costuma dar positivo até para alguns homens, ou seja, a eficácia não é garantida.

Teste do Vinagre

teste do vinagreBem simples e rápido de fazer, esse teste conta apenas com ingredientes comuns que você, provavelmente, já tem em casa. Para realizar esse teste do vinagre você só precisa de:

Um recipiente de vidro, pode ser um copo ou uma embalagem velha

Uma colherzinha descartável ou palito de picolé

Urina

A medida de uma colher de sopa de vinagre

Coloque um pouco da urina no recipiente de vidro, adicione o vinagre e misture com o palito ou colher descartável.

Caso a mistura mude de cor, provavelmente, você estará grávida.

Mas, se a cor continuar a mesma, você provavelmente não está grávida.

Então, nesse caso, segundo especialistas, o problema é que o ácido acético (presente no vinagre) é um ácido fraco, o que significa que muito dificilmente ocorrerá alguma reação com a urina, já que ela também é ácida.

Porém, pode acontecer da urina ser básica e formar alguma reação, o que não tem relação nenhuma com o hormônio da gravidez. Ou seja, não existe um padrão do vinagre a ser utilizado e a cor da mistura pode mudar de acordo com o escolhido.

Portanto, pode até fazer o teste, mas ele não é confiável.

Teste do Cotonete

Teste do CotoneteEsse teste também é rápido e super simples de fazer e serve para saber se a menstruação está próxima, e para fazer o teste basta apenas um Cotonete.

O teste se resume em introduzir o Cotonete na vagina e passar lentamente próximo ao útero, depois, ao retirá-lo da vagina, é só verificar a cor.

Se o algodão da ponta estiver rosado ou avermelhado é porque a sua menstruação está próxima.

Mas, caso o Cotonete continue branco, sua menstruação não irá vir tão cedo, podendo, nesse caso, significar que está grávida.

Nesse caso, esse teste não serve propriamente para indicar uma gravidez, já que nem sempre atraso menstrual é sinônimo de gravidez, pode significar um monte de problemas diferentes.

E mais, o que pode ser interpretado como resultado positivo, na verdade, pode ser algum tipo de secreção vaginal ou infecção, fazendo o resultado aparentar positivo sem haver relação nenhuma com a gravidez.

Teste do cloro

teste-do-cloroO teste do cloro também é bem conhecido, e ele pode ser adquirido em supermercados, e é prático e rápido de ser feito. Você precisa ter em mãos:

  • Um recipiente para fazer a mistura
  • Cloro
  • Urina
  • Colher ou palito para misturar

Coloque a urina dentro do recipiente e misture com um pouco de cloro, sem precisar levar a mistura ao fogo.

O resultado é positivo se a mistura borbulhar ou mudar de cor, deixando a urina mais escura.

Porém, esse teste, além de não ter a eficacia comprovada, pode ser prejudicial para a mulher, já que o cloro, ao ser misturado com a urina, faz uma reação química que não tem relação alguma com o hormônio da gravidez, e libera gases que podem ser tóxicos se aspirados – como a tricloramina e cloreto de cianogênio.

Na verdade, essa reação que é responsável pela mudança de cor.

Para entender melhor, basta lembrar da vermelhidão nos olhos causadas em piscinas, junto com o cheiro forte que elas exalam. Ao contrário do que muita gente pensa, os sintomas de vermelhidão e cheiro forte se dão devido à reação descrita e não às altas quantidades de cloro presentes.

Teste da Coca- Cola

Teste da Coca- ColaSimilar aos anteriores, para realizar o teste você vai precisar de:

  • Urina
  • Coca-Cola com gás e quente, é preciso deixá-la fora da geladeira
  • Um recipiente para fazer a mistura

Misture a urina com a Coca-Cola no recipiente.

Em caso de gravidez, o refrigerante espuma ou solta bolhas.

O resultado é negativo se não acontecer nada.

Nesse caso, a eficácia é contestada porque quando há a fecundação do óvulo,  o hormônio hCG está presente e não possui relação nenhuma com as reações descritas.

Teste da Água sanitária

teste-da-agua-sanitariaTambém conhecida como QBoa ou Candida, em algumas regiões, o teste da água sanitária é muito parecido com os anteriores.

Para realizar esse teste, vai precisar de:

  • Copo descartável ou outro recipiente para fazer o teste
  • Urina
  • Água sanitária

Urine diretamente em um copo descartável e misture a água sanitária.

O resultado do teste é positivo se a mistura ficar alaranjada ou avermelhada e se borbulhar, as chances aumentam.

Caso dê negativo, a mistura não mudará de cor.

Na verdade, a variação da concentração de urina e água sanitária também pode interferir no resultado.

Existe uma reação entre a ureia e amônia presentes na urina com o hipoclorito de sódio (água sanitária), que libera cloramina e gás clorino.

E atenção, o forte cheiro, se inalado em altas quantidades pode ser tóxico, sem falar que a reação não tem relação com o hCG, que é o hormônio da gravidez.

Teste da Pasta de Dente

teste da pasta de dentePara fazer esse teste, a pasta de dente deve ser branca, as coloridas não servem, já que podem alterar o resultado final. Para realizar o teste é necessário os seguintes itens:

  • Pasta de dente branca
  • Um recipiente transparente para realizar o teste, como um copo de vidro
  • Urina

Coloque a urina no recipiente transparente e misture a pasta de dente.

O teste dá positivo se a pasta adquirir uma tonalidade azulada após dois minutos, ou começar a espumar.

O problema é que, dificilmente, a pasta fica azulada, até mesmo, em caso de mulheres que estão grávidas de fato. Já a espuma ocorre na maioria das vezes, pois é a reação à mistura entre ácido (urina) e uma substância básica (a pasta de dentes).

E mais, quanto maior a diferença do pH entre elas, maior a chance de que a espuma ocorra.

Teste da Agulha ou teste Marroquino

Agulha-ou-teste-MarroquinoQuem quiser fazer esse teste terá que ter paciência, já que é necessário oito horas de espera para o resultado final.Para o teste é preciso:

  • Uma agulha
  • Um recipiente com tampa
  • Urina

Urine em um recipiente que possa ser fechado, depois, coloque a agulha dentro e tampe-o. Deixe repousar por 8 horas.

O teste deu positivo se, após esse período, a agulha tiver mudado de cor e se tornando preta.

Essa reação acontece devido às substâncias da urina – quanto mais concentrada estiver, maior a chance do resultado dar positivo.

Afinal, os testes caseiros funcionam, ou não?

Embora muitas mulheres afirmam funcionar,  o que pode ser uma coincidência, não existe comprovação científica nenhuma da sua eficácia.

Na verdade, por mais que até possa ter acertado em muitos casos, é bom ressaltar que nada substitui o exame de sangue, só ele pode atestar, com precisão, se o resultado é positivo ou negativo, pois, caso positivo, será preciso agendar exames para garantir a própria segurança e a do bebê.

O fato é que mesmo sem comprovação científica, os testes caseiros ainda são muito usados e recomendados, na hora de saber se a mulher está realmente, grávida, ou não.

E é preciso ter em mente que nem sempre o atraso da menstruação significa que tenha uma gravidez a caminho, na verdade, esse atraso pode indicar desequilíbrio hormonal ou algum problema no ovário ou útero.

Por isso, independente do resultado do teste, a dica é, SEMPRE, buscar a orientação de um profissional da saúde para, só então, ter certeza se há gravidez, ou não.

Teste beta hCG

Assim, se quer, realmente, ter certeza de estar, ou não, grávida, a forma mais segura e 100% garantida é fazendo um teste beta hCG, ou apelar para a primeira opção, o teste de farmácia, através de seus kits, com mais chances de acerto.  Os testes do hormônio hCG são bastante precisos e detectam a gravidez com apenas um dia de atraso menstrual, porém, ainda mais precisos após 5 dias.

Sintomas da Gravidez

Antes de se desesperar e sair por aí feito uma louca atrás de diferentes testes para atestar uma possível gravidez, é preciso levar em conta que o ciclo menstrual é muito sensível, portanto, vários fatores não relacionados à gravidez podem causar atrasos menstruais, desde ansiedade, estresse, problemas hormonais, entre outros.

Porém, claro, como não trazem prejuízos à saúde e são simples e práticos, os testes de gravidez caseiros valem a pena para tirar a dúvida, porém, já sabendo que sua eficácia é muito contestada por profissionais.

Por isso, a dica, para que seja maior a chance de acerto, é apelar para os testes encontrados nas farmácias, tendo de vários preços, e costumam ser mais precisos que os outros.

Leave a Reply