Açaí: benefícios, como consumir e receitas

4.9 (97.33%) 15 votes

açaiAçaí: benefícios, como consumir e receitas

Muito popular atualmente, principalmente, entre os que se preocupam com uma alimentação saudável, o açaí, é o do açaizeiro, uma espécie de palmeira que cresce na região amazônica do Brasil.

O açaí é um fruto semelhante a uma baga de cor violeta escuro ou negro, considerado um superalimento, por isso, é muito cultuado por praticantes de esportes.

Com um nome científico bem complicado, Euterpe oleracea, o açaí é recheado de nutrientes que fazem bem à saúde,  sendo uma ótima fonte de antioxidantes, sendo muito utilizado para fazer bebidas, geleias, doces e sorvetes.

Por estar em alta, hoje o açaí hoje é produzido em diversas regiões do país e do mundo, podendo ser facilmente encontrado e comprado sob a forma de fruto, polpa em alguns supermercados, ou suplemento alimentar em lojas de produtos naturais por todo o Brasil, sendo uma ótima fonte energética.

Certamente, o segredo do sucesso dessa fruta não está só em ela ser exótica e saborosa, mas tem relação, também, aos seus muitos benefícios,  que fazem do açaí um alimento muito especial, rico em vitaminas que melhoram o funcionamento do corpo como um todo, tais como: complexo B (principalmente B1 e B2), vitamina C, E, magnésio, fósforo, potássio e até fibras

Propriedades do açaí

propriedades-do-frutoPor suas muitas vitaminas e nutrientes, as propriedades do açaí são muitas, desde sua ação antioxidante, depurativa, estimulante e anti-inflamatória.

Benefícios do açaí para o organismo

Emagrecer

Alguns estudos apontam que pessoas sofrem com a obesidade e que consome uma quantidade moderada de açaí melhora a qualidade da saúde, além de ajudar no processo de emagrecimento. Pois é, quem tinha medo de comer açaí por achar que iria prejudicar a boa forma, saiba que a fruta exerce um importante papel para controlar o peso e ajudar no emagrecimento, por ser muito rico em fibras, ajudando a aumentar a sensação de saciedade no organismo —fazendo a gente comer menos –, e influenciando, diretamente, na diminuição da compulsão alimentar.

Claro, desde que na versão sem açúcar ou xarope de guaraná, somente a polpa da fruta natural.

Retardar o envelhecimento

O açaí, por também ser uma fruta rica em antioxidantes tem poder de inibição dos radicais livres, ajudando o organismo a fortalecer o sistema de imunidade com impactos mais diretos no fígado, eliminando assim as toxinas.

E como é um fruto rico em vitamina E, composto que possui uma ação impar quando se trata de ação antioxidante e antiinflamatória ele é ótimo para retardar o envelhecimento.

Prevenir o câncer doenças cardiovasculares

Diversos estudos científicos mostraram a relação do consumo de açaí com a prevenção de câncer. As substâncias chamadas de polifenois ajudam a reduzir fatores ligados ao desenvolvimento da doença, como a produção de radicais livres, além disso, conseguem promover a morte das células cancerígenas.

Possui um alto teor de antocianinas, que também ajudam quando o assunto é a prevenção do câncer e até doenças cardiovasculares, e isso porque tem impactos positivos na vasodilatação, ajudando a combater a peroxidação lipídica . E não é só isso, também melhora a sensibilidade da insulina e reduzir a pressão arterial, o que, também, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares,

Combater alergias e prevenir problemas neurodegenerativos 

Também pode se beneficiar do açaí quem sofre de alergias constantes, devendo incluir a fruta na alimentação. Além disso, o fruto ajuda na prevenção de problemas neurodegenerativos e a ampliar a longevidade.

Combater o diabetes

Quem tem diabetes tipo 2 pode diminuir a sua resistência à insulina consumindo o açaí puro, sem adição de xaropes, açúcares, leites, mel e frutas. A insulina é rica em carboidratos se comparada às demais frutas.

O açaí tem baixos índices glicêmicos, sendo assim o seu consumo não ocasiona picos de glicemia, associados diretamente ao acumulo de gordura corporal e evita o desenvolvimento ao longo da vida problemas crônicos de saúde, como por exemplo, a diabetes.

Reduzir o colesterol

Como já foi dito, o açaí é rico em antioxidantes (antocianinas e proantocianidinas), que são responsáveis por controlar, prevenir e até inibir processos inflamatórios. Elas também atuam na redução do LDL-colesterol (o famoso colesterol ruim). E, também por suas características hipocolesterolêmicas, age na diminuição do mau colesterol, trazendo melhorias da relação LDL/HDL.

Combater a osteoporose

Por, também, ser rico em vários minerais importantes para o nosso organismo, como por exemplo, o manganês, essencial para que possamos ter saúde óssea, o açaí pode ajudar a prevenir a osteoporose.

Oferecer energia

Um dos motivos do açaí ser tão cultuado por quem faz muitos exercícios físicos, é, justamente, o fato de ser rico em magnésio, importante para a geração e uso da energia corporal: cálcio, que tem função essencial para a contração muscular natural, comunicação dos impulsos nervosos pelo nosso corpo e na formação óssea; ele também diminui a vontade de consumir doces.

Prevenir Alzheimer

As antocianinas e proantocianidinas também ajudam a prevenir a Doença de Alzheimer, fora isso, o açaí ainda contém gorduras monoinsaturadas, que, ao contrário do que pode parecer, são ótimas para a saúde — principalmente para o cérebro.

Todas essas substâncias ajudam a reduzir a exposição de células nervosas a processos degenerativos e inflamatórios recorrentes, que são justamente os fenômenos que abrem caminho para o colapso do tecido cerebral.

Ajudar o intestino

Além de tudo isso, o açaí ainda é ótimo para quem sofre de constipação. Mas, atenção, ao consumir alimentos ricos em fibras, é importante aumentar o consumo de água também, pois a hidratação é fundamental para o ‘amolecimento’ do bolo fecal e melhor funcionamento do intestino.

Como consumir açaí

como-consumir-a-frutaÉ recomendado o consumo de açaí, sempre, antes de atividades físicas, pois a queima de calorias será feita quase que imediatamente.

Como já foi dito, o açaí é rico em muitas vitaminas e minerais que potencializam o seu desempenho nos exercícios.

Em uma porção da polpa de açaí, de 100 gramas, possui em média entre 60 kcal, 2 gramas de fibras, sendo benéfico para quem deseja mais energia e saúde, porém, o problema é que muitas pessoas não consomem ele na forma pura.

Vale saber que, muitas vezes, ele já chega aos supermercados com adição de outros componentes que agregam calorias, como, por exemplo, açúcares, xarope de guaraná e até conservantes.

Isso sem falar que, em muitos lugares, o açaí é consumido como sobremesa, nesse caso, sendo adicionado mel, granola, leite em pó, leite condensado, chocolate entre outros componentes super calóricos e que em nada combinam com a boa forma.

Por isso, a dica é consumir açaí somente a polpa ou em ele pó, na maneira mais natural possível, aproveitando 100% de todos os nutrientes deste alimento funcional.

O açaí geralmente é utilizado sob a forma de suco ou fruta, mas pode ser utilizado para fazer doces, geleias e sorvetes, por exemplo.

Nada de colocar açúcar, leite condensado, farinhas, entre outros. “São alimentos ricos em açúcares e gorduras ‘ruins’, que contribuem para o ganho de peso e aumento do risco de doenças crônicas”, alerta a especialista.

E quanto a quantidade diária ideal, o ideal é procurar um profissional de nutrição para que possa adequar a necessidade energética de acordo com seus gastos calóricos.

Confira, abaixo, algumas receitas gostosas e saudáveis para você poder aproveitar todos os benefícios do açaí.

Receita de Açaí cremoso

Ingredientes

  • 30 gramas de polpa de açaí congelada;
  • 1 banana bem madura;
  • 6 morangos;
  • 200 ml de água;
  • 1 colher (sopa) de nozes picadinha;

Modo de preparo

Bata no liquidificador a polpa, a banana, os morangos e adicione água. Quando a mistura estiver bem cremosa, despeje-a em um copo de 300 ml e adicione as nozes picadinhas por cima.

Suco detox de açaí

Ingredientes

  • 1 polpa (100 g) de açaí
  • 1 folha de couve manteiga orgânica
  • 1/2 xícara (chá) de água filtrada
  • 1 xícara (café) de chá de hibiscus
  • 1 colher (sobremesa) de mel
  • Gelo a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida.

Shake de açaí

Ingredientes

  • 50 g de polpa de açaí orgânica congelada
  • 5 unidades de uva
  • 3 morangos
  • 200 ml de água de coco
  • 1 pedaço pequeno de gengibre

Modo de preparo

Higienize bem as frutas. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar com uma consistência espessa. Beba em seguida.

Bowl energético

Ingredientes

  • 1/2 papaia em pedaços
  •  1 laranja em pedaços
  • 1/2 banana-nanica em rodelas
  • 1/2 xíc. (chá) de granola light
  • 1 col. (sopa) de geleia extra cremosa de açaí e banana (tipo Frups)

Modo de fazer

Numa tigela, coloque as frutas, a granola e, por último, a geleia.

Açaí para falta de energia

Ingredientes

  • 100 g de polpa de açaí
  • 1 copo de água
  • 50 ml de xarope de guaraná

Modo de fazer

Bater tudo no liquidificador, adoçar a gosto e beber logo a seguir.

Leave a Reply