Catuaba: benefícios, como usar, propriedades

4.8 (95.79%) 76 votes

catuabaCatuaba: benefícios, como usar, propriedades

catuaba é uma planta medicinal muito utilizada para fazer remédios afrodisíacos e, principalmente, para tratar problemas de impotência masculina, porém, também ajuda a combater o cansaço, falta de memória entre muitos outros benefícios, como veremos mais abaixo.

Também conhecida como Alecrim-do-campo, Catuaba-verdadeira, Catuabinha, Catuíba, Catuaba-pau, Caramuru ou Tatuaba, seu nome científico, no entanto, é  Anemopaegma mirandum, e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e até em alguns mercados e supermercados, na forma de pó, cápsulas, bebida alcoólica ou na sua forma natural.

Embora a Catuaba possua muitos benefícios, ela é mais conhecida e usada para tratar a impotência sexual.

Principais propriedades medicinais

A Catuaba tem as seguintes propriedades medicinais:

  • Ansiolítica,
  • Afrodisíaca,
  • Antisifilítica,
  • Digestiva,
  • Diurética,
  • Tônica estimulante do sistema nervoso,
  • Expectorante

Anemopaegma mirandum  tem também ação protetora contra citotoxicidade e induz a apoptose de neuroblastomas, por isso, essa espécie é mais estudada do que as outras, também conhecidas como Catuaba.

Como usar a catuaba

As partes da Catuaba usadas são suas folhas e flores. Porém, há mais de 20 anos no mercado, a catuaba em versão bebida alcoólica, desde que surgiu, vem fazendo muito sucesso, principalmente pela sua fama de tratar a falta de libido e a impotência, tanto que já virou a bebida queridinha dos foliões durante os festejos de carnaval.

Cápsulas de catuaba:

Devem ser usadas com orientação do clínico geral, podendo ser ingeridas até 2 gramas de Catuaba por dia.

Catuaba selvagem – bebida alcoólica:

Tomar durante as refeições, por exemplo, para ter um efeito afrodisíaco.

Chá de catuaba para cansaço: 

Ferva ½ litro de água e adicione 2 colheres (de sopa) de casca de catuaba. Após 3 minutos, desligue o fogo e deixe em infusão, antes de coar. Após coar, o chá estará pronto para ser bebido.

Efeitos colaterais

É preciso muita atenção, não é porque é natural, uma planta, que pode se ingerir à vontade. A catuaba deve ser ingerida nas dosagens certas, pois doses excessivas podem provocar efeitos indesejados como taquicardia, e apesar de seu efeito analgésico, pode provocar dores de cabeça em algumas pessoas.

Contraindicação

A catuaba não deve ser consumida por mulheres grávidas, crianças, pessoas com glaucoma e arritmia.

Benefícios da Catuaba

beneficiosComo já foi dito, a Catuaba tem a fama de ser afrodisíaca e eficaz em tratamentos de impotência sexual, porem, seus benefícios são muitos, confira abaixo alguns deles:

Fortalece o sistema imunológico

Então, outro importante benefício da Catuaba é seu papel no fortalecimento do sistema imunológico.

Combate inflamações

Pois é, embora sua ação sobre a impotência, como já falamos, seja mais difundida, o extrato da catuaba se apresenta, também, como um importante remédio natural durante os processos inflamatórios, combatendo os vírus e bactérias nocivos ao corpo humano.

Previne e trata o câncer

E mais, embora muitos nem imaginem, a Catuaba também pode ser usada para prevenir e, até mesmo, combate tumores cancerígenos, e isso devido às grandes quantidades de antioxidantes e demais substâncias contidas, principalmente, na casca da planta.

Favorece a memória

Um dos benefícios da Catuaba mais conhecidos é o de estimular a memória e também aumentar o foco e a concentração, e isso porque a planta equilibra e fortalece as atividades do sistema nervoso, sendo, por isso, muito indicada para pessoas que necessitam trabalhar em frente ao computador ou estudar por várias horas.

Beneficia o cérebro

Pelo fato da planta ser muito eficaz, também, no combate aos radicais livres, isso significa que ela pode ajudar a manter o cérebro saudável, além de melhorar a saúde dos nervos. E mais, o consumo da planta é um poderoso agente natural para renovação das células do cérebro, e isso devido à grande quantidade de antioxidantes presentes na catuaba, fortalecendo a síntese neural, evitando diversos tipos de doenças ocorridas no sistema nervoso.

Previne o Mal de Parkinson

Devido à ação da planta na prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, da Catuaba desempenha um papel fundamental ao proteger o cérebro ou até mesmo amenizar os efeitos do mal de Parkinson.

Combate a fadiga

A catuaba também é reconhecida por dar mais vigor e diminuir o cansaço, fornecendo ao corpo uma dose extra de energia, estimulando as atividades cerebrais.

Melhora o Humor

A casca da catuaba é considerada uma grande aliada do humor, auxiliando, inclusive, no tratamento de ansiedade e depressão leve. Em experiências realizadas com camundongos, notou-se que, devido ao aumento da liberação de serotonina e melatonina na corrente sanguínea, hormônios relacionados ao humor, a planta também pode ser ótima aliada no combate à depressão.

Combate a insônia

Recentemente, descobriu-se que o chá da planta também é eficiente para tratar a insônia, porém, só o chá consegue tratar o problema, qualquer outra forma de ingestão da catuaba vai fazer o efeito oposto.

Possui propriedades Antimicrobianas

Estudos constataram que a catuaba possui propriedades antibacterianas e antivirais. E um dos estudos, de 1992, descobriu-se que o extrato obtido a partir da árvore da catuaba é eficaz na proteção contra infecções causadas por bactérias, tais como Escherichia coli e Staphylococcus aureus.

As suas propriedades antivirais foram constatadas como eficazes na inibição do HIV. Ainda, segundo o estudo, a atividade anti-HIV da planta é devido ao abrandamento da absorção de HIV pelas células. Este resultado sugeriu que a Catuaba pode ser usada como um remédio para prevenir infecções oportunistas em pessoas que sofrem de HIV.

Possui efeito analgésico

Se por um lado foi observado que a bebida, feita com catuaba selvagem, provoca dores de cabeça, o chá, preparado com a planta, as alivia. Segundo o Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a planta apresenta também propriedades analgésicas.

Melhora a libido e o desempenho sexual

E, claro, o benefício que não poderia deixar de ser mencionado, já que, sem dúvida, dentre todos os demais, e são muitos,  é o mais difundido e comprovado, é o seu poder afrodisíaco e o de prevenir e tratar disfunções sexuais, como a disfunção erétil, por exemplo.

De acordo com estudiosos, a explicação para os “efeitos afrodisíacos” da catuaba está em seus compostos, que aumentam o fluxo sanguíneo dos órgãos genitais e também fortifica e prolonga a ereção, aumentando a excitação e proporcionando orgasmos mais fortes, ou seja, por isso é chamada por muitos como resumindo um Viagra natural.

Leave a Reply