Como aliviar enxaqueca: 7 dicas infalíveis

Procurando dicas de como aliviar enxaqueca? A enxaqueca é uma doença neurológica crônica que se manifesta em ataques periódicos de dor de cabeça excruciante, acompanhados de náuseas, vômitos, foto e fobia de barulho.

A predisposição para a doença é transmitida geneticamente. Geralmente a doença começa a se manifestar na infância. Na idade adulta, as crises de enxaqueca costumam causar diminuição da capacidade para o trabalho.

São dores de cabeça de longa duração, intensas, às vezes completamente insuportáveis.

7 Dicas de como aliviar enxaqueca

Uma vez que o paciente se sente absolutamente normal fora dos ataques, ele geralmente quer saber como aliviar um ataque de enxaqueca, quais pílulas para enxaqueca comprar. No entanto, os médicos acreditam que os comprimidos por si só não são suficientes.

como aliviar enxaqueca em minutos

Veja também: O que é bom para azia na gravidez?

É necessário um tratamento abrangente: você precisa fazer exercícios, monitorar a dieta, controlar os fatores que contribuem para o desenvolvimento de uma crise de enxaqueca. Mas, se o ataque já começou, veja o que fazer:

1 – Dê-se paz, pare qualquer trabalho, principalmente o físico.

2 – Refresque-se ou beba algo doce, se sua condição permitir.

3 – Tome um banho quente ou banho com pouca luz. Muitos pacientes acham que a água ajuda a relaxar.

4 – Retire-se para um quarto escuro e bem ventilado.

5 – Massageie suavemente as têmporas, testa, pescoço e ombros.

6 – Coloque uma compressa fria na cabeça e deite-se.

7 – Tome remédio para enxaqueca

Não se automedique! Os medicamentos devem ser selecionados pelo médico, levando em consideração as características individuais do paciente.

Tenha sempre consigo pelo menos uma dose do medicamento recomendado pelo seu médico. É melhor tomar medicamentos para enxaqueca aos primeiros sinais de um ataque que se aproxima, então eles agem mais rápido.

Quanto mais cedo você tomar o medicamento, mais eficaz ele será. Durante uma crise de enxaqueca, o trato gastrointestinal fica mais lento, de modo que os medicamentos tomados em forma de pílula são absorvidos pelo sangue mais lentamente do que o normal.

O mecanismo do início da enxaqueca

Apesar de a enxaqueca ser conhecida desde os tempos antigos, o princípio da formação da dor ainda não é totalmente compreendido. Com um alto grau de probabilidade, podemos dizer que a enxaqueca não está associada à pressão intracraniana e arterial, e não é causada por tumores e lesões, e não é consequência de estresse mental.

Existe uma correlação entre enxaqueca e acidente vascular cerebral, mas se a enxaqueca é uma consequência do acidente vascular cerebral ou sua causa não é completamente conhecido.

No momento, existem várias hipóteses que explicam a mecânica da dor, e todas elas, de uma forma ou de outra, dizem respeito aos vasos do cérebro. Isso, aparentemente, está associado à natureza pulsátil da dor.

Entre as causas mais possíveis da síndrome da dor está o estreitamento do lúmen vascular, que causa irrigação sanguínea insuficiente em certas partes do cérebro – é por isso que as dores da enxaqueca têm uma localização clara.

De acordo com outra versão, os vasos, por motivos diversos, se expandem de forma desigual, provocando uma reação em forma de dor.

Se a mecânica interna da enxaqueca interessa mais aos especialistas, então os fatores que provocam diretamente um ataque são uma questão urgente para os pacientes comuns.

Causas e fatores provocadores da enxaqueca

Felizmente, a experiência de observar pacientes com enxaqueca ao longo dos séculos revelou o que geralmente precede uma onda de dor. Os principais gatilhos da enxaqueca são geralmente conhecidos:

como aliviar enxaqueca rapido caseiro

Fatores neurológicos

Estresse, fadiga e sentimentos fortes levam a um ataque de enxaqueca.

Fatores nutricionais

O álcool é um belo exemplo. Além disso, o líder nesta triste competição não é a vodka, mas os vinhos espumantes, champanhe, cidra. Ou seja, bebidas contendo gases que aceleram a absorção do álcool.

O uso de vários alimentos também pode causar um ataque, incluindo nozes, chocolate, queijo, peixe.

Drogas hormonais

Frequentemente, as crises de enxaqueca são acompanhadas pelo uso de anticoncepcionais hormonais.

Distúrbios do sono

Não importa se a violação do regime se expressa na falta de sono ou em seu excesso.

Fatores externos

Mudanças no tempo, flutuações na pressão atmosférica podem provocar um ataque. Uma viagem a uma zona climática diferente.

Se você tem tendência a ataques de enxaqueca, considere o último fator ao planejar viagens e viagens longas. Concordo, é uma pena passar as férias inteiras com dor de cabeça.

Saiba mais: Como tirar olheiras

Prevenção de dores de cabeça

A base para a prevenção das crises de enxaqueca é a eliminação máxima dos fatores desencadeantes da enxaqueca. Um papel importante nisso é desempenhado pela normalização da rotina diária, a correta alternância dos ciclos de trabalho e descanso, a prevenção de sobretensão nervosa e cargas de estresse.

dor de cabeça forte

Seria útil ter uma dieta que excluísse ou reduzisse o consumo de alimentos que provocam a produção de serotonina – carnes defumadas, queijos, chocolate, álcool.

Além disso, para fins de prevenção, podem ser prescritos anticonvulsivantes e antidepressivos.

Veja algumas dicas do que evitar:

  • Comer alimentos que contenham tiramina – carne defumada ou seca, banana, chocolate, frutas secas, frutas cítricas, queijo duro;
  • Abuso de sal;
  • Fome forçada ou deliberada por um período significativo de tempo;
  • Iluminação muito brilhante e sons altos;
  • Luz muito forte;
  • Odores desagradáveis ​​obsessivos (diluente, fumaça de cigarro, perfume, etc.);
  • Tomar anticoncepcionais orais ou terapia de reposição de estrogênio;

Mantenha um diário de dor de cabeça

Manter um diário ajudará a coletar informações importantes sobre sua dor de cabeça: com que frequência a dor de cabeça dói, quando e por quanto tempo a dor de cabeça dura, quais os sintomas que a acompanham.

Essas informações são muito valiosas para fazer um diagnóstico correto, identificar os fatores que provocam dores de cabeça e avaliar a eficácia do tratamento.

Não existe cura completa, apenas dicas de como aliviar enxaqueca e prevenir. No entanto, para a maioria das pessoas com enxaqueca, os ataques tornam-se menos frequentes com a idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *