Para que serve o remédio Torsilax? Modo de uso e contra-indicações

4.8 (96.25%) 16 votes

O mercado oferece uma série de medicamentos que trazem substâncias combinadas com o objetivo de aliviar dores, combater inflamações, matar bactérias, exterminar infecções e muitos outros. No entanto, é comum vermos um medicamento e não saber ao certo para que ele serve e isso é algo bastante importante, afinal, você sabe para que serve o remédio Torsilax?

O fato é que o remédio Torsilax nada mais é do que a combinação de variadas substâncias que promovem uma série de benefícios para a saúde.

torsilaxDessa forma, ele possui ação anti-inflamatória, relaxante muscular, analgésica e mais um componente que atua potencializando a ação do analgésico, que é a cafeína.

O remédio Torsilax traz na sua composição alguns princípios ativos tais como o Paracetamol, Carisoprodol, Cafeína e também o Diclofenaco e Sódio. Combinados, eles oferecem uma ação potencializada.

Outros medicamentos que também possuem uma fórmula com esses mesmos componentes são Trilax e Tandrilax.

Então, se você se interessou e deseja saber um pouco mais sobre para que serve o remédio Torsilax, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse medicamento. Vamos lá?!

Para que serve o remédio Torsilax?

dor-nas-costasO remédio Torsilax é um medicamento de apresentação em comprimidos. Ele é amplamente indicado para o tratamento do reumatismo, que nada mais é do que o conjunto de doenças que pode atingir músculos, articulações e ossos.

Esse problema tem como característica sensação de dor ou incomodo, possível restrição de movimentos e eventualmente, apresenta sinais inflamatórios.

Como alguns exemplos dessas patologias, podemos citar os seguintes:

  • Dores na coluna lombar (lombalga);
  • Oteoartrite;
  • Crises agudas de artrite reumatoide ou outras patologias de ordem reumática;
  • Crises agudas de gota, que é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de cristais de ácido úrico em órgãos ou articulações;
  • Estados inflamatórios pós-traumáticos e também pós cirúrgicos.

Se a dúvida e para que serve o remédio Torsilax, vale lembrar que ele ainda pode ser utilizado como um coadjuvante o tratamento de processos inflamatórios resultantes de quadros de infecção.

Como o remédio Torsilax funciona?

Como já foi dito anteriormente, a fórmula de torsilax combina componentes com ação anti-inflamatória, relaxante muscular e analgésica. Justamente por isso que é indicado para o tratamento de reumatismo, que normalmente está associado a dor e sinais inflamatórios, tais como calor no local, inchaço e mobilidade limitada.

A ação dos componentes da fórmula de torsilax atuam da seguinte maneira:

  • Carisoprodol: é um fármaco de ação relaxante muscular. Ele atua diminuindo de forma indireta a tensão presente na musculatura esquelética dos humanos.
  • Cafeína: atua principalmente como um estimulante do sistema nervoso central. Isso leva a um estado de alerta mental e tende a compensar o estado de sonolência que o carisoprodol causa. Além disso, a ação da cafeína também age sobre os músculos, tornando-os menos sensíveis ao cansaço. Ela ainda potencializa a ação de do analgésico.
  • Diclofenaco sódico: possui ação anti-inflamatória que agirá combatendo a dor e diminuindo os sintomas, tais como inchaços locais e febre.
  • Paracetamol: sua ação também é anti-inflamatória e analgésica, agindo em sinergia com os demais componentes para o combate da dor e controle da temperatura.

Um pouco mais sobre para que serve o remédio Torsilax

reumatismoComo já foi dito anteriormente, o remédio Torsilax é indicado para casos de reumatismo, crises agudas de gota, estados graves e agudos de inflamações infecciosas e artrite reumatoide.

Por ser um medicamento barato, ele é amplamente recomendado por médicos, sendo uma alternativa pouco onerosa para o tratamento dessas patologias supracitadas.

Agora que já sabemos para que serve o remédio Torsilax, é importante conhecer um pouco mais sobre ele, seus efeitos colaterais, contraindicações e etc. Então, veja logo a seguir:

  • Torsilax causa efeitos colaterais?

Assim como qualquer medicamento, o uso do remédio Torsilax pode levar ao surgimento de efeitos colaterais bastante variados, tais como: diarreia, dores de cabeça, vertigem, tontura, náuseas, erupções cutâneas, úlcera péptica, sangramento gastrintestinal, sonolência, urticária, distúrbios da função hepática (incluindo hepatite, que pode se apresentar com ou sem icterícia), eritema multiforme, convulsões, irritabilidade, síndrome e Stevens-Johnson, síndrome nefrótica, agranulocitose, trombocitopenia, anemia aplásica ou anemia hemolítica.

Já o uso prolongado desse medicamento pode levar a um quadro de necrose papilar renal.

  • O remédio Torsilax possui contraindicações?

Esse medicamento não é indicado para crianças com menos e 14 anos de idade, com exceção de casos de artrite juvenil crônica.

Ele também é contraindicado em casos de pacientes com úlcera péptica ativa, tendência a hemorragias, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou hepática grave, discrasias sanguíneas, porfiria e hipertensão grave.

O remédio Torsilax também é contraindicado para os pacientes que apresentam reação de hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico, bem como a qualquer um dos componentes da sua composição.

  • Como usar o remédio Torsilax?

O uso do remédio Torsilax é muito simples. O indicado é a ingestão de apenas 1 comprimido a cada 12 horas. Já em relação à duração do tratamento, a mesma não deve exceder 10 dias.

Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar. Isso deve ser feito durante as refeições e com a ajuda de líquido.

Em pacientes que sofrem de insuficiência renal, o intervalo entre as doses deve ser ajustado.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre para que serve o remédio Torsilax, como usar, suas contraindicações e mais diversos detalhes sobre esse medicamento. Aproveite essas informações!

Leave a Reply