Período fértil – Tudo o que você precisa saber!

4.8 (96.19%) 63 votes

Período fértilPeríodo fértil

Para algumas mulheres, o período fértil pode ser um verdadeiro enigma. Pois é, mas ele nada mais é que o momento da ovulação da mulher, que acontece de 10 a 14 dias após o início da menstruação, durando cerca de 6 dias.

Na verdade, o período fértil pode variar de acordo com quantos dias dura seu ciclo, lembrando que nesse momento são enormes as chances de engravidar durante uma relação sexual. Por isso, caso não se proteja durante as relações em seu período fértil, é bem provável que você engravide.

Muitas mulheres percebem que estão em seu período fértil por causa de dois sintomas clássicos: a secreção vaginal e o aumento de libido.

Saber qual o seu período fértil, com exatidão, é fundamental, tanto para quem pretende gerar uma gravidez, quanto para quem deseja ter relação sexual sem engravidar, para isso, basta fazer o cálculo.  Inclusive, vale saber que alguns métodos contraceptivos usam calculadoras para indicar o melhor momento de manter relações sem camisinha.

Para isso, no entanto, é preciso saber, com exatidão, qual o seu ciclo menstrual, garantindo um cálculo mais preciso. E isso é porque o período fértil e ciclo menstrual estão diretamente ligados.

Como calcular meu período Fértil?

Então, é bem simples fazer esse cálculo, o período fértil da mulher acontece de 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação, dessa forma, calcular a tabelinha é importante para saber quais os seis dias de maior perigo.

Mas, vale saber que a calculadora de período fértil não é tão precisa, ou seja, não deve ser utilizada como método contraceptivo. Acredite, muitas crianças por aí são resultado de tabelinhas mal feitas ou que deram totalmente errado!

Por isso, a tabelinha deve ser usada apenas como um guia, para a mulher saber, aproximadamente, quando está no período fértil e calcular o período da próxima menstruação.

Então, agora você já sabe, o período fértil feminino dura cerca de seis dias e, há perigo de gravidez, justamente, nesse período do mês, por causa da ovulação.

E isso porque a ovulação e período fértil dependem um do outro para acontecer.

Então, uma mulher ovula entre os dias férteis e, por outro lado, é o período fértil que determina a ovulação.

Por isso, caso engravidar não esteja em seus planos, tome muito cuidado nas relações sexuais que mantêm durante esse período.

E atenção, mulheres com menstruação irregular calcular o período fértil fica ainda mais difícil e impreciso, já que não há uma regra fixa, é seu ciclo quem determina o período fértil e quando vai ovular.

Sintomas do período fértil

sintomas-da-menstruaçãoEntão, se pretende se basear em tabelinha como um método contraceptivo, mas tem a menstruação irregular, a dica é desistir, já que há enormes chances de fazer confusão.

Caso menstrue no dia 1º, e sua menstruação nunca é regular, pode ser que o tamanho do seu ciclo não seja igual ao mês anterior e o período fértil também não siga um padrão, acontecendo antes ou depois.

Como já foi dito, tendo menstruação regular, ou não, o fato é que  a tabelinha não deve ser usada como um método contraceptivo, já que há grandes chances de erro, porém, se quer apenas uma forma de identificar seus dias férteis, se basear nos sintomas pode ser uma opção.

A identificação dos sintomas facilita entender quando acontecerá a menstruação, e assim, o inicio do período fértil. Preste atenção nos sinais do corpo para saber em que fase do ciclo menstrual ou período fértil você. São sintomas do período fértil:

  • Aumento da libido;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Oscilações de humor (TPM tensão pré menstrual);
  • Aumento da secreção vaginal: acontece a liberação em grande quantidade de um líquido pela vagina, parecido com clara de ovo crua. Essa textura diferenciada de clara de ovo é uma funcionalidade onde a lubrificação serve para auxiliar a entrada dos espermas;
  • Fadiga;
  • Cheiro forte no corpo;
  • Dores no ventre: algumas mulheres sentem pequenos incômodos nessa região;
  • Acne e espinhas: acontece devido ao aumento da oleosidade no corpo.

Então, esses são os sinais que o corpo costuma dar no período fértil, que é quando a mulher está ovulando.

Porém, atenção, o período fértil da mulher que toma anticoncepcional pode variar muito, já que não ocorre a ovulação.

Uma boa opção para a mulher que quer saber, exatamente, quando está ovulando, como as que fazem tratamento para engravidar, é realizar o exame de dosagem do LH (Hormônio Luteinizante) – por meio de testes de urina facilmente encontrados em farmácias. O LH se eleva 36 horas antes da ovulação, auxiliando a mulher a prever quando será seu período fértil.

Quando sei que meu período fértil terminou?

Bem, é preciso entender que o período fértil termina com o final da ovulação, e o corpo dá alguns sinais, porém, fica difícil saber com precisão apenas analisando os sintomas. Por exemplo, o muco muda de aspecto, fica mais esbranquiçado e parecendo uma cola e a sensação de irritação passa, mas isso não é algo tão simples de ser percebido.

Posso ter período fértil tomando anticoncepcional?

Não, e isso porque se você faz uso de anticoncepcional ou qualquer tipo de hormônio, como para tireoide ou hormônios femininos, certamente, não ovula. Portanto, não tem o período fértil.

Vale saber que muitos ginecologistas receitam a pílula anticoncepcional não só para evitar a gravidez, mas, muitas vezes, para tratar problemas como a tireoide, endometriose ou ovários policísticos.

Por isso, se tiver fazendo uso de pílula para tratar esses problemas, e queira engravidar,  é preciso conversar com seu médico e ver qual o melhor tratamento a ser seguido.

Outra questão a saber é que a menstruação acontece mesmo se tomar pílula, já que o organismo se prepara para o recebimento de um possível espermatozoide a ser fecundado, ou seja, sua menstruação vai ocorrer normalmente ao usar anticoncepcional, embora possa mudar de intensidade, geralmente, com um menor fluxo de sangue.

E se meu período fértil for irregular?

Primeiramente, é preciso entender que um período fértil não é irregular, mas sim, a menstruação. Condições emocionais e até de ambiente podem fazer com que a menstruação atrase, ou seja, um pouco prematura.

Caso na sinta os sinais do período fértil ou sua menstruação atrase, vale ficar atenta para alguns sintomas da gravidez.

Lembrando que relação sexual baseada em tabelinha para evitar gravidez, não é confiável.

O período fértil de muitas mulheres pode ter variações causadas por estados emocionais ou desregulação hormonal. Até mesmo, diarreia e vômito, ou quem toma remédios controlados para depressão, tireoide, corticoide, e usa antibióticos pode ter o período fértil desregulado, com a ovulação podendo acontecer alguns dias antes, ou depois.

Nesses caso, só mesmo testando todos os dias para confirmar os níveis hormonais e saber qual é o primeiro dia do ciclo.

Portanto, para saber como funciona o seu corpo, o ideal é calcular seu período fértil, bastando contar o período desde o primeiro dia da sua menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação. O mais comum é acontecer a cada 28 dias. Em caso de ciclo irregular, a dica é fazer uma média dos últimos 3 meses para saber quanto tempo dura o seu período fértil.

 Sexo fora do período fértil pode engravidar?

É preciso entender que uma gravidez só pode acontecer durante o período fértil da mulher, mas, se exposta a algumas condições, isso pode ser diferente.

Veja abaixo algumas situações em que a gravidez é possível fora do período são:

  • Quando a mulher é exposta a muita adrenalina no momento de uma relação sexual;
  • Se um espermatozoide conseguir sobreviver tempo suficiente para encontrar o óvulo (raríssimo), mais possível em casos de mulheres com secura vaginal e falta de lubrificação natural, pois a  acidez da secreção vaginal dificulta a fecundação;
  • Efeitos colaterais de medicamentos tais, como antidepressivos e ansiolíticos;
  • Uso de remédios controlados como antidepressivos, ansiolíticos, estimulantes, drogas ilícitas e até o consumo excessivo de álcool.

Embora as chances de engravidar fora do período fértil seja mais difícil, quase impossível, para garantir que não irá engravidar, é preciso recorrer a métodos contraceptivos seguros, como o anticoncepcional e a o preservativo. Utilizando qualquer um desses dois, são muito pequenas as chances de fecundação.

Se tomar a pílula do dia seguinte

No caso de ter tomado a pílula do dia seguinte, nesse caso, pode haver mudanças na contagem do período fértil, e isso porque os comprimidos tem uma alta dosagem hormonal que costumam atrasar a próxima ovulação.

Por isso, a dica, neste caso, é aguardar a próxima menstruação para continuar a contagem. Até lá, quem não quiser engravidar, deve evitar ter relações sexuais sem o uso de camisinha.

Período fértil em detalhes

Enquanto os homens conseguem produzir espermatozoides a todo momento, as mulheres têm a quantidade de óvulos contados, são em média 450 mil desde o nascimento, o que significa, mais ou menos, 37 anos menstruando e com a possibilidade de engravidar.

Por conta disso, a mulher tem período fértil para controlar o momento em que está apta para engravidar.

Diferente do homem, a mulher não é fértil o tempo todo, na verdade, o período em que a mulher pode engravidar efetivamente, é bem menor do que imaginamos, são só 24 horas apenas com duração, máxima, de até 7 dias.

O período fértil acontece juntamente com a ovulação. Então, o óvulo todo mês espera a fecundação por um espermatozoide, não acontecendo, o útero descama e provoca a menstruação, liberando toda a preparação que o corpo desenvolveu para abrigar um possível bebê. Nesse momento a ovulação acontecerá novamente.

Como calcular

como-calcular-os-periodos-menstruaisÉ preciso saber que o período fértil ocorre todos os meses até a chegada da menopausa da mulher.

Com a ajuda de um calendário, conte dez dias, a partir do primeiro dia da menstruação, para chegar, aproximadamente, ao seu período fértil daquele mês. É importante, a partir da data que você alcançar, contar mais 6 ou 7 dias, por garantia, pronto, esses serão seus dias férteis.

Se você está tentando engravidar, ter relações durante esse período aumentam, e muito, suas chances de fecundação, e quem não pretende, deve evitar sexo desprotegido, já que os riscos de ficar grávida aumentam consideravelmente, já que com o aumento do muco vaginal os espermatozoides encontram mais facilmente o óvulo.

Lembre-se, mais uma vez, de não se basear nesses cálculos apenas para evitar uma gestação indesejada,já que, conforme já foi dito, algumas variáveis podem interferir nesse cálculo. Portanto, o ideal é usar contraceptivos, pois o cálculo pode estar errado e a fecundação acontecer.

E mais, embora as chances de se engravidar estando menstruada sejam bem pequenas, elas podem acontecer, principalmente, se a relação acontecer no fim da menstruação, ou seja, no sétimo dia, se o espermatozoide durar cerca de 7 dias no organismo ele chegará até a fase fértil da mulher, podendo, assim, ocorrer a fecundação e, claro, resultar em gravidez.

Aplicativo para calcular o período fértil

Muita gente não sabe, mas hoje podemos contar com a tecnologia para poder calcular nosso período fértil, baixando aplicativos de celular que dão notificações e mostram com precisão qual é o momento.

Existem vários gratuitos que indicam o período fértil e enviam lembretes para o celular, avisando quando começará o período e quando ele se encerra, ou ainda, acompanhar os sintomas da TPM, além de também informarem se há algum atraso na menstruação ou algo irregular.

Os app mais conhecidos para Android e iOS são:

  • Natural Cycles – ele indica os melhores momentos para ter a relação sexual sem risco de gravidez. No período fértil, a calculadora indica que você deve se proteger, podendo ser ajustada para evitar a concepção ou ainda auxiliar quem faz tratamento para engravidar. Esse aplicativo, na verdade, é bem polêmico, já que vem sendo usado como método contraceptivo, o que não é nada bom, porque, afinal, qualquer variação da temperatura corporal, como febre, por exemplo, já é o suficiente para dar falsos resultados.
  • Calendário Menstrual;
  • Gestor Período Pro;
  • Calculadora da minha ovulação;
  • Calendário do período.

Com a ajuda de qualquer um desses aplicativos você se manterá sempre informada, sem precisar se lembrar de calcular manualmente os dias da sua menstruação.

Só não se esqueça de colocar as informações corretas, completando os sintomas ou dia da sua última menstruação, que é fundamental para precisão no cálculo.

Como usar o período fértil para engravidar

E não é só para evitar uma gravidez que é importante saber o período fértil, esse controle é muito importante para mulheres que estão fazendo tratamento para engravidar.

Já sabe que no seu período fértil (10 a 14 dias após a menstruação) você terá seis dias ovulando, ou seja, é o momento em que os ovários liberam o óvulo que esperará pela fecundação do espermatozoide durante uma semana, é quando você tem que ter relações sexuais. Do contrário, caso a relação sexual não aconteça, ou não seja efetiva, a menstruação descerá normalmente e o ciclo se reiniciará.

Vale ter em mente que após a ovulação, isto é, a partir do vigésimo dia após o primeiro dia da sua última menstruação as chances de engravidar já são bem menores.

É importante levar em conta que muitas vezes a gravidez não acontece por fatores emocionais, portanto, ao perceber a dificuldade de engravidar, é importante procurar ajuda médica. Lembrando que, quanto mais cedo iniciar um tratamento, mais chances terá de ter sucesso no tratamento.

Leave a Reply