Suco Detox, para desinchar, limpar o Corpo e emagrecer rápido

4.7 (93.7%) 73 votes

suco-detoxSuco Detox, para desinchar, limpar o Corpo e emagrecer rápido

Em tempos de dietas…muito se tem falado em detox que, ao contrário do que muita gente pensa, não tem nada a ver com emagrecimento, mas sim, com desintoxicação. O fato é que a desintoxicação pode nos beneficiar de várias formas e uma delas é, através de diferentes combinações, promover o emagrecimento.

E nesse sentido, o atual queridinho de quem busca a boa forma através de uma alimentação saudável é o Suco Detox.

O Suco Detox vem sendo uma opção saudável e prática para quem deseja emagrecer em pouco Tempo e, claro, sem comprometer a saúde. Mas será que ele é mesmo saudável e eficaz para emagrecer?

Pois é, na verdade, ser saudável é sua principal característica, já que se baseia bastante em sucos (embora não só neles), e acabou elevando o  suco detox ao status de milagroso.

O lado bom disso é que muita gente que não tinha o hábito de ingerir folhas e frutas diariamente, passou a se interessar em tomar um “milagroso” suco nutritivo que, sozinho, é capaz de reduzir algumas deficiências nutricionais, além de, claro, promover o emagrecimento.

Na verdade, nenhum suco detox é milagroso, embora ele seja um eficiente desintoxicante, para que possa ser utilizado para emagrecer, precisa ser ingerido diariamente e associado a outros hábitos. Mas, embora o suco detox sozinho não faça milagre, é fato que ele ajuda bastante.

E isso acontece porque um bom suco detox é capaz de acelerar seu emagrecimento, além de ajudar a eliminar o inchaço e retenção de líquido. E mais, se feito da forma correta, também contribui com aquelas fibras e nutrientes que, geralmente, consumimos muito pouco.

E assim se explica a popularização do suco detox, que além de ajudar a emagrecer, pode, também, transformar sua vida.

O que é Suco Detox?

O suco detox é um suco composto por ingredientes naturais com a finalidade de eliminar as toxinas prejudiciais ao organismo, ou seja,ajudar o corpo a se desintoxicar. Basicamente é só isso. Se engana quem pensa que um suco detox possui uma fórmula ou receita única, na verdade, podem ser feitas diversas combinações com finalidades diferentes.

Por um suco detox ser baseado em sua funcionalidade (desintoxicar), o que o faz eficiente, ou não, é sua combinação, e sua ação no organismo.

Embora existam por aí muitas receitas de suco funcional, visando desintoxicar, um suco desintoxicante pode nos beneficiar de várias formas, dependendo de sua receita ou combinação.

Assim, por exemplo, de acordo com seus objetivos, você pode fazer uma receita de suco detox para desinchar, ou alguma receita rica em antioxidantes, se quiser se recuperar de algum treino puxado, ou ainda preferir uma receita mais voltada para o efeito termogênico, se quiser acelerar a queima de gordura, por exemplo.

Como podemos ver, as possibilidades de suco detox e suas finalidades são infinitas, assim como suas combinações de ingredientes.

Porém, vale lembrar que, embora seja uma opção excelente para colocar em sua rotina diária, o suco detox não faz milagres, sendo ideal como um complemento de sua dieta e seus treinos.

Suco Verde

O mais famoso entre os sucos detox, o suco verde, na verdade, acredite, não precisa ser verde, e é, realmente, ótimo para emagrecer. Sua tonalidade, no entanto, vai depender da combinação dos ingredientes.

Ele é chamado de verde, na verdade, porque obrigatoriamente, tem que levar folhas verdes em suas receitas.  Sem dúvida, o ingrediente mais usado no suco verde é a couve, que é uma hortaliça considerada um superalimento.

Para quem não sabe, a couve é cheia de vitaminas e minerais, tem antioxidantes, propriedades anticâncer e, por ser rica em fibras, ajuda a emagrecer!

Mas, para, efetivamente, desintoxicar o corpo, o mais recomendado é usar, no mínimo, quatro tipos diferentes de folhas verdes. Ou seja, apenas a couve é pouco para conseguir o resultado desejado. Quanto mais folhas, melhor.

Confira abaixo diferentes opções para usar em suas receitas:

  • Azedinha
  • Chicória
  • Coentro
  • Couve
  • Folha de Beterraba
  • Folha de Brócolis
  • Folha de Cenoura
  • Folha de Chuchu
  • Hortelã
  • Ora-pro-nóbis
  • Salsinha
  • Entre outras de sua preferência

Sem dúvida, o suco verde para emagrecer se popularizou pelo fato de ser super fácil de fazer e muito eficiente. Tomar suco verde é bom para a saúde e bom para quem quer emagrecer.

Receita de Suco Detox (Termogênico)

Uma das vantagens de colocar o suco verde em sua rotina diária, é suas muitas possibilidades de receitas, podendo criar de acordo com sua finalidade. Mas, se você tem dificuldade e fica meio perdida na hora de fazer seu suco, uma dica é usar essa base abaixo, que é altamente nutritiva e desintoxicante, além de acelerar o metabolismo, graças ao gengibre.

Ingredientes da receita básica de suco verde

  • Uma fatia grande de melancia com casca e sementes;
    • Um maço de folhas verdes variadas e/ou brotos (de preferência use plantas espontâneas);
    • Suco de um limão (opcional);
    • Um pedaço de gengibre.

Preparo

  • Pique todos os ingredientes e bata-os no liquidificador;
    • Coe e tome em seguida, em jejum.

É possível complementar essa receita de suco verde adicionando mais frutas e hortaliças, mas mesmo que você não adicione mais nada, já terá um excelente suco verde.

E atenção, se quiser garantir um efeito desintoxicante e limpar o corpo de toxinas e até metais pesados, vale apostar na couve, coentro e inhame. O abacaxi também ajuda muito com vários nutrientes e efeito digestivo poderoso, sem falar que deixa um sabor maravilhoso nos sucos.

Já, quem quer acelerar o metabolismo, nesse caso, a dica é apostar no gengibre, que tem efeito termogênico.

Uma dica na hora de fazer diferentes combinações, dando um sabor diferente e deixando seu suco detox ainda mais poderoso, é apostar nesses ingredientes abaixo:

  • batata yakon
  • capim-limão
  • cenoura
  • erva-doce
  • limão
  • maçã
  • melancia
  • pepino
  • salsão

Qualquer um desses ingredientes acima são cheios de vitaminas e antioxidantes, e vão deixar seu suco detox mais gostoso. Além de serem funcionais (desintoxicantes).

Sem dúvida, colocar sucos detox em sua rotina diária só vai trazer benefícios para sua saúde, desde emagrecer, ficar mais saudável, desinchar ou desintoxicar o corpo.

A dica é preparar seu suco detox de acordo com seu objetivo escolhendo os ingredientes certos, tendo muitas combinações possíveis.

Apesar dos sucos detox serem usados mais com o objetivo de emagrecer, é preciso conhecer os seus 3 benefícios principais, que levam a todos os demais benefícios para nosso organismo. Confira quais são!

  • Rico em Fibras

Como já deve ter percebido, os sucos verdes precisam ser coados, e isso porque é preciso facilitar, ao máximo, a absorção de clorofila e antioxidantes pelo organismo, e a quantidade enorme de fibras no suco detox pode atrapalhar.

Porém, os demais sucos, funcionais e desintoxicantes, com a exceção do suco verde, podem ser consumidos sem coar, lhe ajudando a consumir muito mais fibras.

Vale saber que, segundo estudos científicos e pesquisas, pessoas que consomem quantidades elevadas de fibras tendem a comer menos e a emagrecer mais, o problema é que pouca gente consome a quantidade necessária de fibras todos os dias. Neste caso, os sucos funcionais aparecem como a solução.

Portanto, coloque já o suco detox na sua rotina diária e, com certeza, vai garantir a dose ideal de fibras para sua saúde e boa forma.

  • Repõe a quantidade necessária de nutrientes

E nem só as fibras são necessárias para o bom funcionamento de nosso organismo, assim como elas, os nutrientes são fundamentais para nossa saúde.

Infelizmente, nosso dia a dia tão corrido, alimentação inadequada, poluição, entre outros fatores, contribuem para a falta de alguns nutrientes em nosso organismo.

Por isso, o suco detox pode servir como uma excelente opção para repor aqueles nutrientes em falta em nossa rotina. Acredite, um bom suco detox todo dia e você vai eliminar boa parte das carências nutricionais do seu organismo.

Diferentes estudos concluíram que ingerir suco com frutas e hortaliças frescas diariamente eleva os níveis de folato e antioxidantes, incluindo beta-caroteno, vitamina C e vitamina E no corpo humano.

  • Combate diferentes tipos de doenças 

Certamente, não é segredo nenhum que um corpo bem nutrido garante um sistema imunológico bem mais forte.

Sem dúvida, os sucos detox, ingeridos diariamente, podem ajudar a proteger seu corpo contra diversas doenças. Algumas pesquisas, por exemplo, associaram a ingestão de suco de maçã e romã a menores níveis de pressão sanguínea e colesterol.

E não é só isso, consumir frutas e hortaliças em forma de suco pode ajudar a reduzir os níveis de homocisteína e marcadores de estresse oxidativo, e isso está ligado a menos doenças cardíacas.

E não pense que a coisa para por aqui, um recente estudo descobriu que o risco de Mal de Alzheimer é bem menor em pessoas que bebem suco de fruta e hortaliça três ou mais vezes por semana, comparado àqueles que bebem só uma vez por semana ou menos.

Afinal, suco Detox Emagrece?

suco-verde emagreceA resposta é Sim! Os sucos detox ajudam a emagrecer e isso, basicamente, por quatro motivos:

  • Por trazer saciedade;
  • Satisfazer com pouquíssimas calorias;
  • Acelerar o metabolismo;
  • Ajudar a desinchar.

Se animou? Então, continue lendo, vamos explicar melhor cada um desses motivos agora.

Sensação de Saciedade

O fato é que, principalmente, em função de nosso dia a dia cada vez mais corrido, nem sempre é fácil ter uma alimentação adequada. E as fibras são fundamentais para a boa saúde do corpo e o funcionamento do intestino, e entre outras coisas, elas oferecem a sensação de saciedade.

E suco detox seca é ótimo porque reúne em um mesmo suco a quantidade diária necessária de fibras e nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Pela alta concentração de fibras,  o suco detox acaba promovendo a saciedade, e, assim, claro, ajudando a reduzir os ataques de fome e o desejo por doces e besteiras.

Mas, atenção: Para se beneficiar das fibras, e para que promova a saciedade, porém, é preciso que não coe o suco detox!

Satisfeito com poucas calorias

Por promover a sensação de saciedade, o suco detox, certamente, diminui a fome, fazendo com que você consuma menos calorias e, assim, emagreça. E isso porque a diminuição calórica pode levar a uma rápida perda de peso. Mas, vale lembrar que uma restrição calórica excessiva é prejudicial para seu metabolismo e acaba ocasionando o efeito sanfona.

Assim, o ideal é o consumo de suco detox dentro de uma dieta equilibrada, sendo associado á bons hábitos, como exercícios e um cardápio mais seletivo.

Metabolismo acelerado

Como já foi dito, os sucos podem ter várias finalidades, caso a sua seja acelerar o metabolismo, para isso, terá que apostar em ingredientes termogênicos. Já sabendo que um metabolismo mais rápido vai facilitar a queima de gorduras e, claro, a perda de peso.

Por isso, a dica é apostar em ingredientes como gengibre, canela, pimenta, e outros, no seu suco, acredite, podem ser a chave para você eliminar aquelas gordurinhas mais chatas e persistentes.

Adeus inchaço

E mais, um dos motivos pelos quais muita gente vem adicionando o suco verde em sua rotina diária, é o fato dele combater um problema muito comum, a retenção de líquido. Portanto, ele pode ser o aliado perfeito de quem quer desinchar.

Certamente, você vai perder peso mas, nesse caso, não é gordura, , mas sim água. De qualquer forma, é um estímulo a mais para quem quer ver resultados rápidos.

Como preparar

Fazer sucos detox não é difícil, na verdade, a maioria é bem simples e rápido de preparar. Basta você decidir o que pretende, se é somente desintoxicar, turbinar o metabolismo, enfim, e ir às compras, claro, optando por ingredientes naturais e mais frescos possíveis.

Vale lembrar, também, que é preciso tomar tudo na hora, pois, depois de um tempo, o suco detox perde suas propriedades.

Confira abaixo algumas receitas de Suco detox

Como já foi dito, são muitas as combinações possíveis para fazer um bom suco funcional para desintoxicar, por isso, vamos mostrar abaixo algumas bem simples e fáceis de fazer, que vão lhe ajudar a desintoxicar e perder peso com saúde!

Suco Detox de Maçã, Beterraba e Hortelã

Ingredientes: 

  • 300ml de água de coco
  • 4 folhas de hortelã
  • 1 beterraba e 2 maçãs

Coloque no liquidificador os 300ml de água, as 4 folhas de hortelã, 1 beterraba e as duas maçãs. Bata tudo e tome em seguida.

Se quiser, você pode coar, porém, vai perder o benefício das fibras no intestino, necessárias para um melhor funcionamento do organismo.

Suco detox com Couve e Água de Coco

Ingredientes:

  • 1 folha de couve-manteiga
  • 1/2 maçã
  • 2 castanhas do Pará
  • 250ml de água de coco

Junte no liquidificador 1 folha de couve-manteiga, 2 castanhas do Pará, 1/2 maçã ou 1 maçã pequena e 1 copo de 250ml de água de coco. Bata tudo e beba imediatamente. Se quiser, pode coar para sua textura ficar mais rala.

Além de desintoxicar, esse suco combate a desidratação, melhora a circulação, diminui a vontade de ingerir doces, prevene a retenção de líquido e o aparecimento de celulite e estrias. Também é rico em minerais, principalmente, magnésio.

Suco detox de Manga e Cenoura

Ingredientes: 

  • 2 xícaras de manga picada
  • 1/2 xícara de cenoura
  • 3 folhas de hortelã
  • 1 pedaço pequeno de gengibre

Junte no liquidificador a cenoura , a manga, a hortelã e o gengibre. Bata tudo no liquidificador e tome.

Esse suco, além de desintoxicar o organismo, é capaz de ajudar na saciedade, fazendo com que diminua o apetite e aumente a perda de peso

Suco detox de Beterraba e Cenoura

Ingredientes: 

  • 250ml de água de coco
  • 2 beterrabas
  • 1 cenoura média
  • 2 fatias de abacaxi

Junte um copo de 250ml de água de coco, 2 beterrabas, 1 cenoura média e 2 fatias de abacaxi. Bata tudo e consuma imediatamente, para que todas as vitaminas e propriedades dos ingredientes sejam absorvidas adequadamente.

Esse suco detox é composto por muitos antioxidantes, além de ferro, proteína, fibras, vitamina A, vitamina C e do complexo B. Ou seja, além de desintoxicar, ele também melhora o funcionamento do intestino, ajudando a combater a anemia, a proteger a visão e o sistema imunológico, reduzindo o risco de AVC, pressão alta e câncer.

Suco detox de Limão e Linhaça

Ingredientes: 

  • Suco de 2 limões
  • 1 colher de sopa de linhaça hidratada
  • 4 cenouras sem casca picadas

Coloque no liquidificador o suco de 2 limões espremidos, 1 colher de sopa de linhaça hidratada e 4 cenouras sem cascas. Bata tudo e beba em seguida.

Além do efeito funcional e emagrecedor, esse suco detox ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes.

Suco detox Termogênico com Pimenta

Ingredientes:

  • 1 pedaço pequeno de pimenta vermelha
  • 1 pedaço de gengibre
  • 2 tomates
  • Suco de 1 limão
  • 1/2 copo de água

Junte no liquidificador o suco de 1 limão espremido e adicione 1/2 copo de água, um pedaço pequeno de pimenta vermelha, do tamanho da ponta do dedo mindinho, gengibre e os tomates. Bata tudo e beba imediatamente. A dica é consumir antes do almoço para estimular o organismo.

Além de desintoxicar, este suco é capaz de acelerar o metabolismo e ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.

Suco detox de Couve com Gengibre e Limão

Ingredientes: 

  • 1 maçã
  • 1 folha de couve
  • 1 tangerina descascada e sem semente
  • 1/2 limão
  • 1/2 copo de água de coco
  • 1 pedaço de gengibre pequeno

Junte e bata no liquidificador a maçã, a couve, a tangerina descascada, o suco de 1/2 limão espremido, o copo de água de coco e pedaço de gengibre. Beba assim que estiver pronto.

O suco, além de desintoxicar, ajuda a acelerar o metabolismo, e assim, emagrecer mais rápido.

Dúvidas mais Comuns

tomando-suco-de-frutasAs duas dúvidas mais comuns de quem deseja investir em sucos detox são as seguintes:

1 – Posso coar o suco detox?

Sim, pode e deve, principalmente os sucos verdes, que utilizam várias folhas.

Mas as fibras não são boas?

Então, as fibras são boas e fundamentais para a saúde, ajudando a regular a microbiota e evitar picos de insulina, por isso, devem ser ingeridas frequentemente.

Porém, devido à grande quantidade de folhas em alguns sucos detox, como no suco verde, por exemplo, se você não coá-lo, o volume de fibras pode acabar sendo excessivo, atrapalhando a absorção de clorofila, minerais e antioxidantes, que é o principal objetivo dos sucos detox.

2 –Posso adoçar o Suco com Açúcar?

A resposta é NÃO! Evite usar açúcar ou outras formas de adoçantes, mesmo naturais, já que podem interferir em alguns benefícios do suco, como o de desintoxicar.

Além disso, o açúcar vai trazer uma carga desnecessária de carboidratos para o seu suco que, com certeza, você não vai querer!

A dica é inserir na receita algumas frutas doces, como maçãs e melancias, que ajudarão a adoçar seu suco detox.

Outra dica, é usar folhas de estévia natural como alternativa ao açúcar.

3 – Posso Diluir o Suco com Água? 

Não! Suco detox de verdade não usa água na receita, e não é necessário, já que vai ficar bem líquido por causa da água das folhas, frutas e legumes. Por isso, não é necessário adicionar água ao seu suco.

A dica, no entanto, é usar uma base rica em água, como a melancia, melão ou abacaxi, por exemplo, que vão garantir que o suco fique líquido o suficiente.

4 – Qual o melhor horário para tomar o suco detox? 

A manhã é sempre a melhor hora para se fazer dieta líquida, estimulando, assim, a eliminação de toxinas. Mas o suco pode ser ingerido substituindo as refeiçóes, também, principalmente, por quem quer desintoxicar.

Mas, caso queira só se beneficiar de suas propriedades nutricionais, garantindo os nutrientes necessários para encarar sua rotina diária, a dica é tomar em jejum seu suco detox.

Outra dica, agora, para quem quer emagrecer,  é substituir o café da manhã e a janta por sucos detox, e no almoço, claro, investir em uma refeição bem leve e pouco calórica.

Leave a Reply