mulher com dor de cabeça

Doença de Ménière: o que é, quais os sintomas e causas?

mulher com dor de cabeça

Você já ouviu falar na doença de Ménière? Também conhecida como Síndrome de Meniere, se trata de um problema raro que atinge o ouvido interno.

A doença está associada ao excesso de líquido no canal auditivo. As principais características da síndrome são perda de audição, zumbido e vertigem frequentes.

Quer saber mais sobre a doença de Meniere?

Separamos algumas informações importantes que vão te ajudar a tirar dúvidas e saber se você pode ser portador da síndrome.

O QUE É DOENÇA DE MENIERE?

Como comentado anteriormente, a doença de Ménière está relacionada ao ouvido interno. No ouvido interno existe o labirinto membranoso que é um conjunto de arcos semicirculares e possui o chamado endolinfa.

A endolinfa é um líquido aquoso que tem função de ajudar no equilíbrio e posição espacial do nosso corpo. Toda vez que nos movimentamos, esse líquido também se move no interior do ouvido, fornecendo sinais para o cérebro que ajudam na identificação da localização.

Na síndrome de Ménière, acontece um excesso de endolinfa no labirinto, levando a problemas devido a pressão interna que esse líquido em grande quantidade causa.

Logo, o cérebro tem dificuldades de identificar os sinais enviados e acaba gerando tonturas e vertigens. Muitas pessoas no início confundem a doença com labirintite, porém a síndrome de Ménière pode ser muito mais grave levando até mesmo a perda auditiva.

SINTOMAS DA DOENÇA DE MÉNIÈRE

É muito importante prestar atenção nos sintomas da síndrome para um diagnóstico correto e para não confundir com outros problemas como a labirintite.

Embora não seja uma doença incapacitante, ela traz dificuldades no dia a dia.

Veja quais são os principais sintomas a serem observados:

1- Vertigem

A vertigem é um sintomas muito presente nessa doença, visto que ela afeta os sinais de posição enviados ao cérebro.

As sensações de tontura geralmente são fortes e iniciam de repente. Podem levar de 15 minutos até 1 dia inteiro com a crise de vertigem.

Além da sensação de estar tudo rodando, pode causar desequilíbrio, sendo perigoso para essa pessoa estar desacompanhada.

Vômitos e náuseas também podem acontecer durante a crise de tontura.

2- Zumbido no ouvido

O zumbido no ouvido possui várias causas e uma delas é a síndrome de Ménière.

Nesse caso, os ruídos que aparecem mesmo sem estímulos sonoros, são bem intensos.

3- Perda auditiva

Além do zumbido, a doença afeta a qualidade da audição. Com o passar dos anos, podem ocorrer perdas auditivas irreversíveis.

Geralmente os quadros de perda de audição acontecem após alguma crise da doença e podem apresentar melhora e piora constantemente. Ou seja, há períodos de agravamento.

O QUE CAUSA A DOENÇA DE MÉNIÈRE?

O QUE CAUSA A DOENÇA DE MÉNIÈREAinda não é possível dizer qual a causa exata do desencadeamento da síndrome. Mas acredita-se que esteja relacionada com o excesso de endolinfa no ouvido interno.

A causa do acúmulo desse líquido pode ser por uma enxaqueca, batida na cabeça, alergia, infecções virais, entre outros.

A DOENÇA DE MÉNIÈRE TEM CURA?

Infelizmente ainda não há cura para a doença, porém existem opções de tratamento para aliviar os sintomas e atrasar a progressão

Quais os possíveis tratamentos?

Como se trata de uma doença que não tem cura e que as crises podem levar a perdas de audição, entre outros problemas graves, os tratamentos buscam diminuir a intensidade e frequência das crises.

São eles:

⦁ Medicamentos antieméticos, tranquilizantes, diuréticos e anti-vertiginosos;
⦁ Fisioterapia;
⦁ Mudança de hábitos;
⦁ Cirurgia;
⦁ Medicamentos aplicados no ouvido;
⦁ Aparelhos auditivos.

Com a redução da audição devido às consequências da doença, os aparelhos auditivos são a opção ideal para trazer mais conforto e possibilidades ao paciente. Existem diversas empresas de aparelhos auditivos em Curitiba no Paraná, ou então procure os próximos da região onde você mora.

A DOENÇA DE MÉNIÈRE PODE MATAR?

Embora a doença traga diversos problemas à saúde e qualidade de vida do portador, não é uma doença fatal.

O ideal é garantir um tratamento correto para aliviar os incômodos que a síndrome pode trazer.

Descubra mais: aparelhos auditivos em curitiba no paraná

Mais detalhes: zumbido no ouvido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *