6 Hábitos para ter uma vida mais saudável

Vivemos uma época de consumo acelerado, o que nos leva a acreditar que qualquer tempo “ocioso” precisa ser preenchido, de modo a manter certos padrões de consumo. Em vista disso, deixamos de lado quaisquer atividades que promovam nosso bem-estar físico e mental.

Mas o que significa ter uma vida mais saudável? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ser saudável diz respeito ao “bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença”.

Se o seu propósito é viver uma vida cada vez mais saudável, conheça estes 6 hábitos que separamos especialmente para você!

1 – Invista em sua saúde mental

Cuidar da saúde mental significa ser mais gentil consigo mesmo, entendendo que o tema merece tanta atenção quanto os cuidados com o corpo.

Seja através de planos de saúde confiáveis, que cubram serviços de psicoterapia e sessões com psicólogos, ou através de alternativas mais acessíveis, como os programas oferecidos por instituições públicas.

Procure também por atividades que auxiliem na diminuição do estresse e da ansiedade, como a massoterapia, a yoga e a meditação. Vale lembrar que já existem aplicativos que permitem praticar algumas dessas atividades no conforto da sua casa.

2 – Priorize o seu sono

dormindo

Segundo informações da Pfizer, instituição reconhecida por seu papel no combate ao coronavírus, durante o sono nosso organismo “exerce as principais funções restauradoras do corpo”, regulando o metabolismo e mantendo corpo e mente saudáveis.

Vale lembrar que adultos precisam de 7 a 8 horas de sono por dia, enquanto adolescentes precisam de 8 a 10 horas diárias. Já as crianças necessitam de 9 a 13 horas e os bebês de 12 a 16 horas, diariamente.

Se uma boa noite de sono também pode fortalecer o sistema imunológico, produzir alguns hormônios e revigorar a memória, a falta de horas de sono aumenta as chances do desenvolvimento de diabetes, resfriados constantes, transtornos mentais e diferentes doenças cardiovasculares.

3 – Beba muita água durante o dia

Segundo o Ministério da Saúde e seu Guia Alimentar Para a População Brasileira, 2 litros diários de água é a quantidade ideal a ser consumida por adultos, embora essa informação varie conforme a idade e o peso.

É comprovado que a água colabora para regular a temperatura corporal, desintoxicar o corpo, absorver nutrientes de alimentos e hidratar a pele, além de prevenir o aparecimento de pedras nos rins e melhorar a circulação sanguínea.

Lembre-se que corpo não é capaz de armazenar água, sendo ela distribuída por todo o organismo após o consumo. Porém, enquanto percorre o seu caminho, a água dissemina todos os seus benefícios para os órgãos e músculos, por isso a importância de se manter hidratado.

4 – Movimente o seu corpo

Mesmo que você dedique alguns minutos da sua rotina à prática de atividades físicas, manter-se parado por um longo período durante o dia também pode te prejudicar.

Pense nos exercícios como algo relaxante, uma alternativa ao estresse diário, e não como algo rígido e desgastante, como pode fazer parecer a cultura das academias.

Vale pontuar que a movimentação do corpo ajuda no combate à insônia, além de liberar endorfina, conhecido como o hormônio do bem-estar por auxiliar o sistema nervoso central, proporcionar a elevação da autoestima e reduzir sintomas depressivos e de ansiedade.

dança

5 – Opte por alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais

Refeições balanceadas mantêm o equilíbrio do seu organismo, melhorando a qualidade de vida, principalmente por fornecer mais energia ao corpo e melhorar a qualidade do sono.

Procure por um nutricionista que não trate os alimentos como vilões, indicando dietas restritivas que acabam por aumentar o seu anseio por alimentos considerados nocivos. Busque conhecer o seu corpo e descobrir quais são os nutrientes que precisam aparecer mais durante as refeições.

6 – Tome banhos de sol regularmente

É unanime entre dermatologistas: a exposição solar antes das 10 horas e depois das 16 horas oferece muitos benefícios para a saúde.

Entre esses benefícios destaca-se o estímulo à produção de vitamina D, fundamental para aumentar os níveis de cálcio no organismo e prevenir doenças cardíacas, doenças autoimunes, diabetes e câncer.

Também diminui o risco de episódios depressivos, principalmente por colaborar com a produção de endorfina, hormônio do bem-estar, e por transformar a melatonina, substância produzida durante o sono, em serotonina, hormônio essencial para o bom humor.

Finalmente, lembre-se de que o excesso de incidência solar pode causar insolação, desidratação e até câncer de pele. Abuse do protetor solar para diminuir os riscos, pelo menos 15 minutos antes da exposição.

Pronto, você já sabe quais são os hábitos mais indicados para ter uma vida mais saudável. Agora é só colocar em prática!