Melhores óleos afrodisíacos para secura vaginal

4.8 (95%) 16 votes

oleos-afrodisiacos-para-secura-vaginalSem dúvidas, a secura vaginal é um problema que afeta um grande número de mulheres no mundo inteiro. Isso pode acontecer em qualquer fase da vida de uma mulher, mas acontece especialmente na menopausa, quando os níveis hormonais estão em queda.

O fato é que impendentemente da idade, o ressecamento vagina é um problema sério e que merece toda a atenção, visto que pode causar muito desconforto e até mesmo dor durante a relação sexual.

O fato é que na grande maioria dos casos o problema da falta de lubrificação é causado pela diminuição na produção do estrogênio, que é o hormônio responsável pela manutenção da lubrificação dos tecidos íntimos, conferindo a eles mais elasticidade e maciez.

Pro outro lado, quando a lubrificação vaginal não é suficiente, a mulher pode ficar suscetível a incômodos como: coceira vaginal, maior ocorrência de infecções por causa das mudanças de pH, menor libido e apetite sexual e menos prazer durante as relações sexuais.

As causas para esse problema podem ser variadas e caso se excluam patologias mais graves, tal como tumores no útero e ovários, a secura vaginal pode ser causada por:

  • Menopausa, devido a diminuição na produção dos hormônios sexuais femininos
  • Distúrbios hormonais sem tratamento
  • Gestação, visto que nos primeiros meses ocorrem mudanças bruscas nos níveis do hormônio estrogênio
  • Infecções vaginais, que normalmente alteram o pH vaginal
  • Sabonetes ou produtos de higiene íntimos com aromas e corantes artificiais
  • Medicamentos vasoconstritores, anti-histamínicos antidepressivos ou outros remédios cujo efeito colateral seja o ressecamento das mucosas
  • Estresse, visto que fatores psicológicos podem influenciar o organismo, especialmente sentimentos como vulnerabilidade, culpa e rejeição, que podem diminuir a libido e causar dores na penetração.

O fato é que são variados os fatores que podem levar uma mulher a sofrer com o problema de secura vaginal. Então, se você quer saber mais sobre esse problema, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Vamos lá?!

Tratamentos convencionais para secura vaginal

Com certeza, as maneiras mais comuns para o tratamento desse problema é o uso de substâncias umectantes e lubrificantes. Para isso, não precisa necessariamente de receita médica e existem opções de cremes, supositórios e pílulas para a reposição de hormônios.

No caso de optar por lubrificantes, é sempre importante optar por aqueles que são à base de água. Isso porque os que usam silicone ou vaselina podem acabar irritando a mucosa vaginal e ainda piorando o problema.

Ainda no caso de lubrificantes vaginais, existem alguns que possuem glicerol e ácido hialurônico, que lubrificam e ajudam na hidratação, possuindo uma duração mais longa.

Além disso, ainda existe a opção de usar óleos afrodisíacos para secura vaginal, que podem auxiliar com o problema.

Tratamentos naturais com aromaterapia

oleos-afrodisiacosA aromaterapia faz uso de óleos essenciais que são dotados de propriedades que se assemelham ao estrogênio, ou seja, compostos químicos fitoestrogênicos.

O seu uso, então, desencadeia os estímulos necessários para a regulação dos desequilíbrios hormonais. Dessa forma, os óleos essenciais atuam de maneira a diminuir a inflamação e a irritação, melhorando a lubrificação vaginal e também a dor na relação sexual.

No entanto, é importante lembrar que esses óleos afrodisíacos não devem ser utilizados em sua forma pura, especialmente nas mucosas, que são sensíveis.

Justamente por isso que é importante saber como diluir os óleos essenciais em um veículo carregador, para que possam exercer adequadamente suas propriedades terapêuticas.

Vamos conhecer os óleos afrodisíacos para secura vaginal:

  • Óleo de Calêndula

Esse óleo afrodisíaco possui propriedades calmantes para os tecidos, sendo bastante utilizados em ferimentos. Mais do que isso, possui propriedades anti-inflamatórias.

  • Confrei – folha ou raiz

O óleo dessa planta possui propriedades altamente hidratantes, calmantes e curativas e é também um emoliente poderoso.

  • Trevo vermelho

Também conhecido trevo-dos-prados, trevo-comum e trevo-roxo, o óleo extraída da maceração das flores pode oferecer flavonoides, isoflavonas e cumarinas. Todas substâncias são utilizadas pela indústria farmacêutica para o tratamento da menopausa, atrofia vaginal e ressecamento da mucosa íntima. Vale lembrar que por esse motivo ele não deve ser utilizado conjuntamente com TRH (terapia de reposição hormonal).

  • Erva-de-são-João

Esse óleo irá oferecer propriedades antisséptica, adstringente, antibacteriana, cicatrizante, sedativa e calmante, sendo amplamente utilizado para o tratamento de ferimentos leves.

Suas flores podem ser consumidas em forma de infusão, comprimidos e cápsulas, no tratamento de depressão e ansiedade, que é também um problema comum na menopausa.

  • Coco

O óleo essencial que é extraído diretamente da polpa do coco fresco por um sistema de prensagem à frio não passa por processos de refinamento. Por isso, se mantém rico em ácido laurílico, caprílico e mirístico. Juntos possuem ação antibacteriana, bastante eficientes no tratamento da candidíase, que pode ser uma causadora da secura vaginal.

Além disso, ele ajuda a manter os tecidos bem hidratados e as mucosas livres de inflamações e irritações, fortalecendo também o sistema imunológico.

  • Gérmen de trigo

Esse óleo também é extraído por prensagem á frio da parte mais nobre do grão de trigo. Ele é rico nas vitaminas A, D, E, B1, B2, B3 e B6, sem falar em ácidos graxos essenciais, minerais e proteínas. Por isso, é um excelente antioxidante e regenerador.

Como usar os óleos afrodisíacos para secura vagina?

Como já foi dito, o uso do óleo essencial não deve ser feita com sua aplicação diretamente sobre a mucosa. Ao invés disso, o ideal é realizar um preparo que ofereça todas as propriedades necessárias para ajudar com o problema da secura vaginal.

Veja algumas opções de preparos:

  • Pomada lubrificante

– ¼ de xícara de óleo vegetal de calêndula

– 1/8 de xícara de óleo vegetal de Erva-de-São-João

– 1/8 de xícara de óleo vegetal de confrei

– 14 gramas de cera de abelha

– 7 gotas de óleo essencial de olibano

– 10 gotas de óleo essencial de lavanda

– 5 gotas de óleo essencial de camomila

Para preparar, comece derretendo a cera de abelha em uma panela em banho-maria. Depois, acrescente os óleos vegetais e vá misturando para que fique homogêneo.

Retire a panela do banho-maria, adicione os óleos vegetais e mistura bem. Coloque o preparo em potinhos limpos e esterilizados e bem tampados. Se for guardada ao abrigo de luz e umidade, a pomada pode durar até 2 anos. No entanto, o ideal é utilizá-la dentro de 8 meses, contando da data de fabricação.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre os óleos afrodisíacos para secura vaginal, quais os melhores, como utilizá-los e o que fazer para ter uma melhor saúde íntima. Aproveite essas informações e boa sorte!

Leave a Reply