Plano de saúde empresarial: Vale a pena?

Um bom plano de saúde pode ser o grande diferencial para proporcionar qualidade de vida para uma pessoa. Isso porque, nos dias de hoje, depender do atendimento público é uma atividade um tanto quanto demorada e burocrática.

Nesse contexto, se você é um patrão e deseja melhorar a produtividade dos seus funcionários, melhorar a qualidade de vida deles (e diversas outras coisas que serão discutidas ao longo deste artigo), uma excelente alternativa — em todos os sentidos — é a adoção de um plano de saúde, por exemplo, o Plano Santa Casa. No artigo abaixo, iremos te explicar as principais características desse tipo de plano e como contratá-lo, confira!

O que é o plano de saúde empresarial?

Apesar de que, no Brasil, existe o SUS (Sistema Único de Saúde) e que ele oferece um serviço de saúde gratuito, ainda existem diversas especialidades médicas e procedimentos específicos com as quais o acesso através de hospitais públicos pode ser bastante demorado e burocrático. Nesse contexto, optar por um serviço privado pode ser a solução mais rápida para quem tem pressa.

Por esse motivo, as operadoras de planos de saúde criaram algumas modalidades de contratação para que as pessoas tenham acesso à estrutura de hospitais e clínicas privadas e uma delas é o plano de saúde empresarial. Em linhas gerais, um plano empresarial é um serviço oferecido para os funcionários pela própria empresa. Ou seja, os patrões contratam o serviço de plano de saúde e pagam a mensalidade dele.

plano de saude empresarial

Sobre o plano de saúde para empresas

Basicamente, a versão empresarial de um plano de saúde funciona de forma bastante similar a um plano de saúde individual ou familiar, por exemplo. Com ele, o funcionário ou o sócio de uma empresa tem acesso a uma série de hospitais, clínicas e especialistas parceiros do plano de saúde para ter consultas ou realizar procedimentos com o valor incluso à mensalidade que já é paga pela empresa, ou seja, o funcionário não precisa pagar nada a mais por isso.

Como funciona um plano de saúde para empresas?

Como explicado anteriormente, o plano de saúde empresarial é uma modalidade de contratação em que o patrão oferece aos seus funcionários (e aos dependentes dos funcionários, como filhos dele) um convênio médico. Em alguns casos (não todos), por exemplo, esse benefício também pode ser estendido aos funcionários aposentados da empresa, estagiários e a sócios que trabalham nessa empresa.

Para contratar esse serviço, existe uma série de coisas que devem ser levadas em consideração. Por exemplo, a empresa operadora do plano precisa estar de acordo com as normas estabelecidas pela ANS, a Agência Nacional de Saúde. Esse órgão é o responsável brasileiro por atos de fiscalização e regulamentação das operadoras de saúde. Nesse contexto, conheça o Plano Santa Casa.

O que um funcionário ganha com o plano de saúde empresarial?

Um funcionário com plano de saúde ganha, especialmente na qualidade de vida: ter a disponibilidade de um serviço de qualidade e atendimento rápido pode parecer uma coisa simples, mas, no dia a dia faz uma enorme diferença. Além disso, existem diversas outras vantagens, por exemplo:

  1. Certeza de que a empresa o valoriza e aprecia a sua saúde;
  2. Maior tranquilidade no dia a dia, pois, sabe que, caso apareça algum problema de saúde dele ou de seus filhos, o plano de saúde acoberta;
  3. Menos burocracia para lidar quando o empregado ou seus filhos adoecem;
  4. Tranquilidade de ter toda uma rede de apoio pronta para atender as necessidades;
  5. Atendimento de qualidade;

Quais são os benefícios que uma empresa ganha ao oferecer plano de saúde para os seus funcionários?

Pode parecer estranho o fato de que uma empresa oferecer aos seus funcionários um plano de saúde, ou seja, investir dinheiro, e ainda conseguir extrair benefícios por parte disso. No entanto, esse tipo de atitude oferece diversas vantagens para a companhia. Nesse contexto, se você está procurando uma justificativa para esse “gasto”, abaixo, citaremos algumas das principais para que você finalmente se convença:

  1. Uma empresa que oferece plano de saúde como um benefício aos seus funcionários tem redução de imposto;
  2. Um funcionário saudável é um funcionário que trabalha mais. Sendo assim, ter um plano de saúde pode significar, por exemplo, maior produtividade na sua empresa;
  3. Ter que depender do serviço público de saúde pode ser extremamente burocrático e demorado. Por esse motivo, caso o funcionário precise de atendimento no SUS, pode ser que ele utilize muito tempo do turno de trabalho para resolver até mesmo coisas simples;
  4. O funcionário vai se sentir apreciado por ter um plano de saúde e, sendo assim, vai trabalhar mais e melhor;
  5. Oferecer benefícios pode fazer com que o funcionário goste de trabalhar na sua empresa e, sendo assim, não pretenda sair dela (isso pode ser uma boa vantagem caso você queira fidelizar os talentos da sua equipe);
  6. Diminui o número de pessoas que faltam por doenças, pois elas contam com uma rede de tratamentos, procedimentos e especialistas para lidar com enfermidades;

Gostou dos motivos e decidiu que vai optar por esse tipo de plano para os funcionários da sua empresa? Então conheça o Plano Santa Casa, ele é um dos melhores, com ótimo custo benefício e muito completo se comparado com outros que estão disponíveis no mercado.

Antes de contratar o plano de saúde da sua empresa:

Visando oferecer o melhor serviço o possível, existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração por sua empresa antes de contratar uma operadora de plano de saúde empresarial. Por exemplo:

  1. A sua empresa precisa ter CNPJ;
  2. É a própria empresa quem deve cuidar da contratação do plano de saúde;
  3. Existem dois tipos principais de plano de saúde:
  • Coletivo: todas as pessoas vinculadas à empresa (estagiários, sócios e pessoas temporárias) podem ter acesso a esse tipo de serviço;
  • Por adesão: ele é feito por sindicatos e instituições de representação, por exemplo.

Em quais situações vale a pena contratar esse plano de saúde empresarial?

Existem duas situações nas quais um plano de saúde empresarial é muito interessante, são elas:

  1. Caso você seja uma empresa pequena: para você que é microempresário, ter um plano de saúde empresarial para si próprio e para a sua família pode ser extremamente vantajoso, pois eles custam cerca 30% menos do que os planos de saúde convencional e, sendo assim, pode ser extremamente vantajoso de forma interna para uso próprio, por exemplo;
  2. Para empresas de quem tem mais do que 5 empregados: para esse tipo de empresa, vale as vantagens citadas ao longo deste artigo, seja na produtividade e até mesmo no desconto de imposto de renda.