Remédios caseiros para secura vaginal – Causas e Tratamentos

4.8 (95.22%) 46 votes

Remédios-caseiros-para-secura-vaginalA secura vaginal é um problema que pode acontecer com mulheres de qualquer idade e pelos mais variados motivos. No entanto ela também é um dos sintomas da menopausa, que deve ser tratado com atenção.

O fato é que esse tipo de problema afeta muitas mulheres que sofrem com a falta de lubrificação, que é especialmente prejudicial no momento das relações sexuais, podendo causar dor e desconforto,

Pois bem, a secura vaginal ocorre quando o muco vaginal está em desequilíbrio. O muco, por sua vez, é uma espécie de película liquida que se encontra dentro do canal vaginal.

Ela é a responsável por mantes toda a mucosa da área íntima viva e se renovando através dos ciclos hormonais.

No entanto, para isso, a secreção depende de uma variedade de fatores que, quando afetados, podem levar a mudanças na forma como esse muco é produzido.

As causas da secura vaginal podem ser variadas, tais como excessos no consumo de álcool, ingestão deficiente de água, fase do ciclo menstrual, estresse e outros.

Além disso, a maioria dos casos desse problema são causadas por uma diminuição na produção do hormônio estrogênio no organismo, que tem uma relação direta com o envelhecimento.

O fato é que não importa a fase da vida, esse quadro pode causar um verdadeiro prejuízo na vida sexual de uma pessoa. Isso porque a falta de lubrificação pode levar a mulher a sentir desconforto e dor durante a relação sexual.

As mulheres que estão passando pela menopausa, que já passaram por ela ou mesmo as gestantes e lactantes podem ser especialmente afetadas por esse problema.

A boa notícia é que existem remédios caseiros para secura vaginal, que podem ajudar muito a mulher a passar por esse problema da melhor forma possível.

Isso porque a secura é um distúrbio de lubrificação intima que pode levar a sentir muito desconforto e até mesmo sensação de queimação no dia a dia. No contato íntimo, essa sensação pode ser substituída por dor, inviabilizando uma relação prazerosa.

O mais importante de tudo é procurar um médico para que seja possível ter o devido acompanhamento e diagnosticar a verdadeira causa do problema, para que possa trata-la.

Então, se você se interessa pelo assunto, continue lendo e saiba um pouco mais sobre as opções de remédios caseiros para secura vaginal. Vamos lá?!

Antes de conhecer os remédios para secura vaginal, conheça as causas

Como já foi dito anteriormente, existem diversos fatores que podem causar a secura vaginal. Dentre eles, podemos citar o tabagismo, consumo excessivo de álcool, variações hormonais e outros.

Vamos conhecer outras possíveis causas para esse problema:

  • Deficiência na produção de estrogênio

O estrogênio é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo feminino. É ele que ajuda a parede da vagina na produção do glicogênio, que por sua vez, é a substância que alimenta as bactérias e lactobacilos que ajudam a flora vagina a se manter saudável e com o pH correto.

Quando a produção desse hormônio é insatisfatória, o ciclo todo é comprometido, havendo um desequilíbrio na flora vaginal e, consequentemente, uma diminuição no número de células que a formam. Com isso ela fica mais fina e todo esse processo leva a secura vaginal.

  • Menopausa

A menopausa é determinada pelo final do ciclo reprodutivo feminino. O fato é que o principal objetivo dos hormônios femininos é manter os ciclos menstruais para que seja possível engravidar.

Quando o ciclo reprodutivo chega ao fim, o organismo vai diminuído gradualmente a produção dos hormônios sexuais progesterona e estrogênio.

Essa diminuição, como explicado no item anterior, leva ao surgimento de alterações no modo de funcionar do sistema reprodutivo da mulher. Um dos sintomas ou consequências disso é o ressecamento da área íntima.

  • Amamentação

No decorrer da amamentação, há o aumento do hormônio prolactina, que é o responsável pela produção de leite. Acontece que esse hormônio é um antagonista do estrogênio.

Dessa forma, quando maior os níveis de prolactina, menor serão os níveis de estrogênio produzido e ele é fundamental para a lubrificação vaginal

Mais do que isso, ainda podemos citar outras possíveis causas para a secura vagina, tais como:

  • Medicamentos: alguns antibióticos, nem como tratamentos de quimioterapia e radioterapia podem afetar a produção de estrogênio.
  • Candidíase e outras infecções: as infecções vaginais costumam alterar a flora vaginal, podendo ser associada ao ressecamento. Sendo assim, o problema deve desaparecer depois de tratada a infecção.
  • Falta de tesão: quando a falta de lubrificação se manifesta na relação sexual, ela pode estar ligada com a falta de excitação durante o contato íntimo.
  • Pílula anticoncepcional: o hormônio predominante nesses medicamentos é o progestogênio, cuja atividade difere do estrogênio, bloqueando o receptor estrogênico. Isso é pouco frequente, mas pode ocorrer com quem faz uso da mesma.

O acompanhamento médico é sempre a melhor alternativa quando o problema é secura vaginal. Isso porque é preciso saber a causa do problema para poder trata-lo.

No entanto, existem remédios caseiros que podem ajudar muito com esse problema e vamos falar sobre eles no tópico a seguir.

Remédios caseiros para secura vaginal

Remédios-caseirosObviamente, resolver o problema de secura vaginal vai depender do que está causando o mesmo. No entanto existem diversos remédios caseiros que podem ser utilizados para ajudar nesse problema e para que você não sofra mais com o problema.

Vamos conhecer as melhores alternativas de remédios caseiros para secura vaginal:

  • Camomila

O chá de camomila é excelente para a secura vaginal. Para isso, basta colocar dois punhados de flores de camomila em 1 litro de água fervente. Tape e deixe esfriar.

Coe e use essa infusão para fazer banhos de assento, que certamente irão melhorar a coceira causada pelo ressecamento e melhorar lubrificação.

  • Chá de folha de amoreira

Use meio litro de água para 5 folhas de amoreira dos frutos negros. Essa é uma excelente alternativa para quem está passando pela menopausa, visto que ajuda a melhorar não somente a secura vaginal, como outros sintomas da mesma.

  • Vitaminas C e E

Essas vitaminas ajudam muito no aumento da lubrificação vaginal. A vitamina C ajuda na restauração da flora, especialmente se combinada com uma dieta balanceada e saudável.

  • Tília

Essa planta medicinal pode ser usada para preparar uma infusão, usando 2 colheres de sopa de tília para cada xícara de água fervente. Ferva por 3 minutos, deixe esfriar e coa. Tome duas xícaras do preparo por dia para ajudar no tratamento da secura vaginal causada por estresse.

  • Valeriana

Também excelente para o tratamento e secura vaginal causada por estresse, a infusão de valeriana pode acabar com o problema. Para isso, é só colocar dias colheres de sopa de valeriana para uma xícara de água fervente e tomar uma xícara do preparo por dia.

  • Vitamina de banana

Além de saudável, esse é um dos remédios caseiros para secura vaginal dessa lista. Para isso, basta liquidificar 1 banana com um copo de leite de soja e 2 colheres de amêndoas. Tome diariamente pois os minerais e vitaminas dessa bebida ajudam a estimular a produção hormonal e a melhorar a lubrificação.

  • Cúrcuma

O extrato de cúrcuma pode ser misturado com um pouco de leite até formar uma pasta que desse ser aplicada no local afetado para acabar com o problema do ressecamento.

  • Óleo de sésamo

Esse óleo atua como um lubrificante vaginal natural. Para ajudar com o problema, basta umedecer um pedaço de algodão com o óleo e depois aplicar diretamente na área. Repita por uma semana.

  • Chá de Ginseng

Essa é uma planta medicinal famosa por melhorar o sistema circulatório, o que ajuda a melhorar também a lubrificação vaginal. Para isso, basta ferver 2 gramas de raiz de ginseng com 200 ml de água, deixar amornar e depois coar. A mistura deve ser tomada diariamente até que haja melhora na secura.

Pronto, agora você já conhece os melhores remédios caseiros para secura vaginal, o que causa o problema e como lidar com ele. Aproveite essas informações e boa sorte!

Leave a Reply