Acupuntura

4.6 (91.43%) 14 votes

acupunturaA acupuntura é uma terapia milenar, na verdade, existe há mais de dois milênios, é originária da China e um dos tratamentos médicos mais antigos utilizados até hoje, o qual consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e promover saúde.

Esses pontos são popularmente chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” e são distribuídos, principalmente, sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, visando obter diferentes efeitos terapêuticos de acordo com cada caso tratado.

Então, essas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.

Na verdade, a inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e outros tecidos, enviando mensagens ao cérebro,  desencadeando diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.

Existem várias abordagens para acupuntura, desde diagnóstico, prevenção e tratamento , embora seja uma prática milenar, existindo diversas comprovações científicas de seus reais resultados, no Brasil , ela ainda só é utilizada para complementar algum tratamento clínico orientado pelo médico.

Nessa técnica, agulhas super finas são penetradas na pele, podendo ser de forma manual ou através de estímulos elétricos.

Segundo a tradição chinesa, a acupuntura ajuda a equilibrar as energias do corpo de acordo com o yin yang. Já a medicina oriental moderna acredita que substâncias químicas são liberadas, trazendo benefícios para o funcionamento do corpo todo. Essas substâncias geram o equilíbrio, principalmente, de problemas resultantes de tensões emocionais como, por exemplo, o estresse.

No Brasil, a acupuntura, muitas vezes, é considerada apenas uma forma de medicina alternativa para diversos tipos de tratamentos,  como em casos de dores crônicas, depressão, entre muitos outros problemas.

Para quem não sabe, a acupuntura muito mais do que um ramo da medicina tradicional chinesa, foi declarada como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco em 19 de novembro de 2010.

A história da Acupuntura

a-historia-da-acupunturaA história da acupuntura e da medicina da China se confundem, já que seus primórdios remontam à pré-história chinesa.

Com o passar do tempo, outros países orientais foram dando sua contribuição para o desenvolvimento de novas técnicas de acupuntura.

As primeiras notícias sobre acupuntura no ocidente vieram com os primeiros exploradores europeus que visitaram o império Chinês ainda na idade média. Entre estes, são comuns as referências a Marco Polo (1254 – 1324) mercador, embaixador e explorador italiano, aos Monges Jesuítas do século XVI e aos médicos – botânicos Andreas Cleyer (1634 – 1698) e Willem ten Rhijne (1647 – 1700) da Companhia Holandesa das Índias Orientais.

Como funciona a Acupuntura?

tratamento-com-agulhasAntes de começar o tratamento, para que o paciente seja diagnosticado, são feitas perguntas sobre sua vida, e através da análise da pele e língua, de acordo com a cor e aspecto dessas duas regiões, e a respiração, pulsação entre outros detalhes, são decididos os devidos pontos a serem trabalhados.

Para se ter uma ideia, após o diagnóstico, o paciente pode ter mais de mil pontos de acupuntura estimulado nas seções.

Vale saber que a medicina oriental acredita que o corpo é afetado por diversas energias perversas, não exclusivamente místicas, essas energias podem ser vírus, bactérias, vento, etc. Então, a acupuntura procura, justamente, equilibrar essas energias, fazendo com que esses fatores não sejam prejudiciais ao corpo.

Para quem não sabe, a medicina moderna compartilha desse pensamento.

Assim, por meio da aplicação de agulhas em pontos que receberam as indicações, a acupuntura funciona como uma terapia.

Porém, embora os estímulos mais comuns sejam feitos com agulhas, o método também pode utilizar:

  • Pressão dos dedos (acupressão);
  • Pedras quentes;
  • Laser e outras técnicas.

E atenção, de acordo com a Anvisa, quando utilizado agulhas, é fundamental que elas sejam descartáveis para evitar propagação de doenças, como hepatite C e meningite. Por isso é importante que a acupuntura seja feita por um profissional de confiança.

A acupuntura pode ser feita por profissionais do ramo ou todos por quem tem interesse e conhecimento sobre o assunto, porém, é necessário ter formação em acupuntura, saber os efeitos causados, como ocasionar o bem estar.

As agulhas podem transmitir doenças?

Uma dúvida muito comum por parte de quem vai iniciar o tratamento com Acupuntura é se as agulhas podem transmitir doenças, a resposta é sim, mas apenas no caso de não se tomar os devidos cuidados.

Então, para evitar complicações, é fundamental que a técnica seja realizada sempre com agulhas descartáveis, já que a sua reutilização aumenta as chances de contrair algumas doenças como hepatite ou meningite, por exemplo.

Por isso, quando for realizar um procedimento de acupuntura, primeiramente, se assegure da higiene do local e de que a acupuntura seja feita por um profissional competente, que siga as normas da Anvisa, as quais, dentre outras questões, obriga à utilização de material descartável.

Para que serve a Acupuntura?

A acupuntura prega o equilíbrio, ela induz a regeneração e assim consegue recuperar todo o organismo, normalizando as funções do corpo, estimulando o sistema imunológico e aumentando a resistência à dor. Por isso tudo, a Acupuntura costuma ser indicada para:

  • Casos de fibromialgia, ajudando a diminuir a dor;
  • Dores, principalmente nas costas;
  • Ajudar a atenuar enjoos e vômito em pacientes que passam por quimioterapias ou cirurgias;
  • Diminuir a tensão emocional.

Pesquisas já confirmaram que a técnica pode triplicar o efeito de analgésicos e anti-inflamatórios naturais, sendo vista hoje pela medicina tradicional como um tratamento alternativo muito bom, com vários benefícios.

Entre tantas dores, a Acupuntura pode ajudar a aliviar dores como hérnia de disco, dor na perna, dor em corpo no geral, dor de cabeça, sendo tratada, diretamente, na pele, na região indicada.

Segundo pesquisas da Universidade de Rochester, nos EUA, foram observados que pontos da pele próximo às agulhas continham 24 vezes mais adenosina, ou seja, o cérebro identifica esses pontos e produz mais endorfina, naturalmente.

No mais, a acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico, em geral, e além de tratar diversos quadros de dores, também pode ser indicada para o tratamento de problemas e doenças como por exemplo:

  • Distúrbios de sono,como insônia;
  • Doenças oftalmológicas,como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças;
  • Doenças respiratórias,como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
  • Problemas gastrointestinais,como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia;
  • Problemas na boca,como dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
  • Problemas neurológicos,como dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Problemas ortopédicos,como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide.

E além destes problemas acima relatados, a acupuntura também pode ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais, como ansiedade, excesso de estresse ou depressão, por exemplo.

Vale saber que qualquer pessoa, até mesmo crianças, podem se beneficiar da Acupuntura, mesmo até que não haja alguma doença específica ou queixas físicas, trazendo bem estar físico e mental.

Para quem é indicado

tratamento para dor de colunaComo já foi dito, a acupuntura pode ser realizada em qualquer pessoa, e no caso de crianças, caso exista o medo de agulhas, há ainda a opção de utilizar laser.

No caso de grávidas, a acupuntura costuma ser muito benéfica, ajudando a reduzir as variações hormonais comuns na gestação, além de ajudar a aliviar dores e desconforto causados pelo peso da barriga.

Muita gente não sabe, mas até mesmo os animais podem se beneficiar da técnica, aliviando dores, alergias, infecções nas vias respiratórias, problemas digestivos e diversas outras doenças.

Enfim, a acupuntura é uma técnica super democrática, pode ser realizada por qualquer pessoa e, como já foi dito, até mesmo em animais de estimação, não existindo nenhuma contraindicação ou efeitos colaterais negativos.

Tipos de Acupuntura

Existem vários tipos de acupuntura, e cada uma com uma finalidade diferente:

  1. Acupuntura auricular

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, é utilizada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas.

Como o próprio nome sugere, essa técnica é feita nas orelhas, e podem ser utilizadas agulhas ou sementes de mostarda, ou ainda, outras pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos da orelha.

  1. Acupuntura estética

No caso da acupuntura estética, a técnica trabalha com aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo, para melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação, combater a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos em excesso.

  1. Acupuntura para emagrecer

A técnica também vem sendo muito usada como complemento de dietas para emagrecer, já que a acupuntura ajuda a eliminar toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas.

E não é só isso, já que, geralmente, o excesso de peso está associado a problemas psicológicos, como ansiedade ou depressão, a técnica também pode ser usada no tratamento destes problemas, de forma a que a alimentação deixe de ser um refúgio emocional.

Leave a Reply