Vitamina D3 – Benefícios, Alimentos Ricos

4.5 (89.09%) 11 votes

Vitamina D3 – Benefícios, Alimentos Ricos

Você já ouviu falar em Colecalciferol? Não, é na vitamina do sol? Também não? Pois saiba que elas nada mais são que a boa e velha vitamina D3, que é produzida pelo nosso organismo através da exposição em níveis adequados de luz solar.

Na verdade a vitamina D3 é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo, por isso, sua deficiência pode resultar em um monte de complicações. A explicação para a essa importância toda da vitamina D3 em nossa vida é que ela é a grande responsável por controlar 270 genes, principalmente as células do sistema cardiovascular.

Também chamada por vitamina do sol, justamente, por ser produzida pelo organismo do ser humano, principalmente, por meio das exposições ao sol, devido aos raios ultravioletas, que tem a capacidade de fazer com que o nosso organismo produza esse hormônio.

Mas, não só a exposição solar pode oferecer a vitamina D3, ela pode ser obtida, também, através da ingestão de alguns alimentos, como o peixe, por exemplo, que possui uma quantidade razoável dessa vitamina.

É preciso ter em mente que a deficiência da vitamina em qualquer pessoa, como foi dito acima, pode trazer uma série de problemas, por isso, é fundamental não deixar faltar a vitamina D3 em nosso dia a dia. Saiba mais sobre essa vitamina abaixo.

Benefícios da Vitamina D3 para nossa saúde

vitamina-D3

Como já foi dito, a vitamina D3 oferece vários benefícios para a saúde, porém, sua principal função é proteger nossos dentes e ossos.  E não é só isso, o colecalciferol, como também é chamada a vitamina D3, também protege o corpo contra a fraqueza muscular, e isso porque promove a absorção de cálcio no sangue que, por sua vez, é levado para todas as partes do corpo.

Vamos conferir abaixo, então, esses e outros benefícios da vitamina D3 e entender melhor porque ela não pode faltar no nosso dia a dia.

  • Saúde dos Ossos

De todos os muitos benefícios da vitamina D3, sem dúvida, o mais conhecido é o de proteger e manter a saúde dos ossos. Através da vitamina D3, é possível estimular uma maior densidade óssea, colaborando para o crescimento saudável das crianças e também evitando a osteoporose em adultos e idosos.

  • Saúde Cardiovascular em dia

De acordo com pesquisas, pessoas com bons níveis de vitamina D3 no organismo possuem as paredes das artérias menos rígidas, assim, podendo evitar ou aliviar a arteriosclerose, diminuir a pressão arterial de pacientes hipertensos, além de, também, estabelecer um menor risco de infarto do miocárdio.

  • Imunidade fortalecida

Dentre as maravilhas obtidas com a vitamina D3, podemos destacar sua capacidade de estimular o sistema imunológico. De acordo com estudos, crianças com níveis adequados de vitamina D3 no organismo, dificilmente, são infectadas pelo vírus da gripe e resfriado.

Por isso, poder contar com os níveis adequados dessa vitamina no corpo, não só vai garantir uma maior proteção contra a gripe e o resfriado, como, também, vai fortalecer o sistema imunológico, evitando o surgimento de outros tipos de doenças.

  • Saúde hormonal

Outro benefício da vitamina D3 em doses corretas em nosso organismo está diretamente relacionado a uma boa saúde hormonal, pois ela estimula a produção de estrogênio nas mulheres e de testosterona nos homens.

  • Menor risco de Diabetes

Outra grande vantagem em investir em vitamina D3, sem dúvida, é o fato dela reduzir, drasticamente, o risco de desenvolver diabetes. E isso porque a vitamina D age diretamente e de forma positiva sobre a secreção da insulina, fazendo com que o corpo processe melhor o açúcar ingerido.

  • Evita a depressão

É preciso saber que a presença de vitamina D em doses suficientes no organismo, também irá influenciar diretamente no humor, na verdade, sua deficiência pode levar uma pessoa a desenvolver um quadro de depressão.

  • Perda de Peso

E para quem não sabe, até mesmo nos números da balança a vitamina D3 pode influenciar, isso porque, se acordo com pesquisas, níveis adequados de vitamina D3 estão relacionados à perda de peso.

Esse fato se explica pela relação entre os níveis dessa vitamina com a capacidade do corpo em queimar gorduras, pois a presença da vitamina D3 nas células estimula a queima de gordura de uma forma mais intensa.

E não é só isso, ela também ajuda a saciar a fome, ou seja, controla aqueles impulsos repentinos por determinadas guloseimas que acabam, quase sempre, interferindo nos ponteiros da balança.

Como obter a Vitamina D3

como-obter-vitamina-D3A vitamina D3, como já foi dito, pode ser obtida através dos raios ultravioletas, de uma alimentação adequada ou através de suplementos.

Os raios ultravioletas são obtidos através da exposição solar, mas atenção, não é preciso exagerar, bastam de 15 a 20 minutos por dia. Mas, é importante que braços e pernas estejam expostos, pois a quantidade que será absorvida é proporcional a quantidade de pele exposta.

O indicado é que a exposição seja pela parte da manhã ou no final da tarde, já que são os horários com menos intensidade.

Uma alimentação adequada, claro, rica nessa vitamina, também pode suprir nossas necessidades diárias, embora, muitas vezes, seja difícil, com nossa vida corrida, associar um cardápio rico nessa vitamina, sendo, portanto, preciso investir em alguns suplementos para complementar.

Com dito acima, vitamina D3 também pode ser obtida através de suplementos, em cápsulas, encontrados em farmácias e loja de produtos naturais

Alimentos ricos em vitamina D3:

  • Bife de fígado: é um alimento extremamente rico em vitamina D3, além de ser uma excelente fonte de ferro;
  • Suco de laranja: é uma excelente fonte de vitamina D3, além de ser rico em cálcio e vitamina C;
  • Ovo: a gema contém cerca de 37 IUs de vitamina D3;
  • Ostras: excelentes fontes de diversas vitaminas e minerais, principalmente a vitamina D3. A cada 100g contém cerca de 81 IUs de vitamina D3;
  • Atum: um dos alimentos que mais fornecem vitamina D3 para o organismo;
  • Sardinha: também é outro peixe rico em vitamina D3;
  • Óleo de fígado de bacalhau: um dos suplementos mais ricos em vitamina D3. Pode ser encontrado em farmácias e em casas de produtos naturais.

Principais sintomas da deficiência de Vitamina D3:

Segundo pesquisas, uma das causas do diagnóstico de alguns problemas rotineiros de saúde hoje em dia, está diretamente ligada à falta de vitamina D3 no organismo.  Para descobrir se há deficiência da vitamina D3 no organismo, é preciso fazer um exame de sangue, realizado em laboratórios a pedido de um médico.

Os sintomas mais comuns da deficiência de vitamina D3 no nosso organismo são:

  • Imunidade baixa: a deficiência de vitamina D3 está diretamente ligada ao aumento de doenças respiratórias e infecções, já que aqueda da imunidade deixa o corpo propício a várias infecções e doenças, principalmente, respiratórias;
  • Fraqueza muscular: a vitamina D3 ajuda a transportar o cálcio em nosso organismo, além de ajudar na contração muscular e na síntese proteica. Sendo assim, quando há deficiência de vitamina D3, pode ocorrer muita fraqueza e fragilidade muscular;
  • Diabetes: a falta de vitamina D3 pode levar à intolerância à glicose, além de alterações na secreção de insulina (hormônio responsável por promover a entrada de glicose nas células), e consequentemente o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

E não são só esses problemas que podem surgir com a deficiência da vitamina D3 no organismo, também pode facilitar o surgimento de infecções pulmonares, asma, depressão, doenças crônicas, osteoporose e obesidade.

Por fim, vale ressaltar que, antes de optar por complementar a alimentação com um suplemento, é preciso sempre procurar um médico, pois, somente um profissional poderá avaliar se o seu organismo está, ou não, precisando de mais vitamina.

Leave a Reply