Dicas para Aliviar os Sintomas da Menopausa

4.6 (92.5%) 16 votes

climaterio-dicas-para-aliviar-os-sintomasA menopausa é um período da vida da mulher no qual ela passa por uma grande bagunça hormonal. Isso gera uma diversos sintomas, que fazem com que muitas mulheres procurem dicas para aliviar os sintomas da menopausa.

Normalmente esse processo se inicia a partir dos 35 anos de idade, com uma fase chamada climatério. É no climatério que a mulher começa a sentir os tão temidos sintomas, que podem causar uma série de desconfortos para a mulher.

Vale lembrar que a menopausa em si, é a data da última menstruação da mulher. Normalmente acontece entre 48 e 51 anos de idade e é caracterizada pela ausência total de sangramentos menstruais.

Já o climatério, é esse período que antecede a menopausa, no qual a mulher sente diversos sintomas, que são causados pela diminuição na produção de hormônios pelos ovários.

A verdade é que tudo isso é um processo fisiológico natural, no qual o corpo está se preparando para a transição entre um período de vida fértil, para um período infértil.

Durante essa fase, os ovários passam a produzir cada vez menos hormônios sexuais femininos, até que param completamente, configurando a chegada da menopausa.

Todo esse processo de adaptação do organismo gera alterações e, consequentemente, causa diversos sintomas.

Esses sintomas tendem a ser mais suaves no começo do climatério, e vão se intensificando com o passar dos anos. Com a chegada da menopausa, os sintomas tendem a desaparecer.

No entanto, o climatério é um período que pode durar anos. Por isso é importante saber o que fazer para aliviar os sintomas da menopausa, a fim de poder passar por esse período com mais qualidade de vida.

O melhor de tudo, é que são mudanças simples que podem aliviar os sintomas da menopausa, tais como uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios.

Sem dúvidas, em estilo de vida mais saudável também é fundamental para que seja obter benefícios nesse sentido. Então, para saber um pouco mais, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber para aliviar os sintomas da menopausa. Vamos lá?!

Dicas úteis para ter mais qualidade de vida

melhore-sua-qualidade-de-vida-na-menoapusaUma das principais reclamações da mulher que está para entrar na menopausa são as ondas de calor, denominadas fogacho. Elas acontecem porque a queda na produção de hormônios faz que o corpo entenda de forma equivocada a sua própria temperatura.

Primeiramente, o corpo atua achando que tem que esquentar e é isso que faz as mulheres sentirem um calor tão intenso, especialmente de noite. A insônia pode ser um outro sintoma bem presente que pode vir acompanhada de suores noturnos.

Um tempo depois o corpo passa a emitir um outro sinal, também equivocado, que é o de que ele não consegue manter uma temperatura que seja agradável. Com isso, ele esfria e provoca sensação de frio.

Vale lembrar ainda que com a chegada dessa fase, as mulheres se tornam mais suscetíveis a problemas de coração, hipertensão, câncer e osteoporose.

Isso porque os hormônios femininos desempenham um papel importantíssimo nessas funções e a queda na sua produção pode causar um importante impacto no organismo.

Mais do que isso, a falta de estrogênio pode levar a problemas de intestino. Por isso é que é importante contar com o acompanhamento médico e considerar a adoção de uma terapia de reposição hormonal, caso o profissional julgue ser necessário.

Além disso, veja outras dicas para aliviar os sintomas da menopausa:

  • Vitamina D, B12 e cálcio

A vitamina D é essencialmente importante para quem está passando por essa fase, visto que ajuda na manutenção da saúde e no fortalecimento dos ossos. Opte por alimentos como ovos e leite nesse processo.

O ideal é procurar consumir essas vitaminas de forma natural visto que, quanto estão em níveis normais elas ajudam a manter o sistema imunológico também.

  • Mais frutas, menos doces

Uma das mais importantes dicas para aliviar os sintomas da osteoporose é diminuir o consumo de doces e aumentar o consumo de frutas. Nessa fase o metabolismo tende também a ficar um pouco mais lendo. Por isso é importante optar por alimentos de digestão mais lenta, para dar mais saciedade.

  • Frituras, carboidratos e refinados

Os alimentos como farinhas refinadas e frituras, diminuem o metabolismo. Com isso, as calorias tendem a se acumular em maior quantidade. A dieta obviamente pode contar com proteínas e carboidratos, mas sempre com moderação, lembrando que os carboidratos devem vir de verduras e frutas, que são muito mais benéficos que pão, por exemplo.

  • Chá de camomila

Esse chá pode ajudar com o equilibro hormonal, visto suas muitas propriedades benéficas. Para isso, basta consumi-lo cerca 3 vezes por semana.

  • Bebidas alcoólicas

Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas é essencial para quem está passando pela menopausa ou climatério. Isso também diminui muito as chances de surgimento de câncer.

Muitas vezes, as mulheres acabam culpando unicamente os hormônios, mas a verdade é que o álcool pode ser muito mais prejudicial para o organismo do que a falta de estrogênio.

  • Atividade física regular

Um exercício diário, mesmo que leve, de apenas 30 minutos por dia, já pode ajudar muito a aliviar os sintomas da menopausa. Podem atividades simples, tais como hidroginástica ou caminhada leve.

Além disso, pequenos hábitos diários podem ser modificados, a fim de que se tenha uma vida mais ativa. Por isso, você pode começar a optar pelas escadas ao invés do elevador, evitar ficar sentada por muito tempo e ainda praticar atividades.

O mais importante é preservar a massa muscular e trabalhar na e manutenção do peso, visto que isso irá estimular a formação dos ossos diminuirá a possibilidade de doenças cardiovasculares.

  • Tabagismo

Outro ponto a ser evitado é o tabagismo, ainda mais quando associado a uma vida sedentária e uma alimentação rica em gorduras. Por isso, uma das dicas para aliviar os sintomas da menopausa é evitar o fumo. Isso irá ajudar a evitar, especialmente, os problemas cardíacos.

  • Diversão

Sair com os amigos e se divertir também é algo fundamental para aliviar os sintomas da menopausa, especialmente a depressão. Isso porque as alterações hormonais sofridas, podem fazer com que a mulher fique mais sensível e deprimida e a companhia de amigos em diversão é sempre o melhor caminho para driblar isso.

Obviamente que não é preciso fazer uma festa por dia, mas manter uma vida social pode fazer com que esse sintoma seja minimizado bastante.

Outras dicas para aliviar os sintomas da menopausa

Outras dicas para aliviar os sintomas da menopausaUsar hidratantes com colágeno é algo que pode ajudar muito na autoestima, visto que a distribuição de massa pode mudar muito com a chegada da menopausa, bem como levar a um aumento da flacidez. Por isso esse tipo de hidrante pode ajudar a diminuir as rugas e tratar o ressecamento da pele. Outras dicas importantes são:

  • Beber água: isso ajuda a manter a elasticidade da pele e evitar o ressecamento de unhas e cabelos.
  • Xampu e cremes com colágeno: nessa fase, os produtos com colágeno se tornam grandes aliados e podem ajudar muito a combater os problemas causados pela queda na produção hormonal.
  • Atividades cerebrais: mais do que do corpo, é importante cuidar também da cabeça. Por isso, atividades como jogos da memória, sudoku, leitura e palavras cruzadas são essenciais.
  • Dormir bem: uma noite com 8h de sono ajuda a evitar a fadiga que já é comum nesse período e aumenta a disposição diária.

Todas essas dicas irão ajudar a melhorar a qualidade de vida da mulher no climatério e a evitar possíveis doenças que são comuns desse período. Aposte em mudanças graduais e constantes para que elas possam se tornar um hábito na vida, e não um problema.

Mais do que isso, procure sempre por acompanhamento médico para que seja possível entender melhor o que se passa com o organismo e tomas as medidas cabíveis de acordo com o profissional.

Então, aproveite essas dicas pra aliviar os sintomas da menopausa e boa sorte!

Leave a Reply